PSTU apresenta socióloga negra como candidata a presidente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Romerito Pontes/Divulgação

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou nesta segunda-feira (7) que a socióloga Vera Lucia Pereira Da Silva Salgado, de 55 anos, será lançada como pré-candidata à Presidência pelo partido no dia 19.

Segundo a legenda, ela vai representar o Polo Socialista Revolucionário, “espaço político que vem sendo construído desde outubro do ano passado pelo PSTU e outras correntes políticas, incluindo setores do PSOL”.

“A minha pré-candidatura foi apresentada pelo PSTU, mas queremos que seja do conjunto do Polo Socialista Revolucionário, que reúne organizações que avaliam que é necessário apresentar uma alternativa socialista e revolucionária para o país. Um projeto socialista e da classe trabalhadora e não um projeto capitalista de conciliação com empresários e banqueiros”, destaca Vera, no comunicado.

Para a socióloga, “a tarefa mais urgente é colocar, através da luta unificada, para fora Bolsonaro e Mourão, responsáveis pelas mais 650 mil vidas perdidas em nosso país para a Covid-19”.

“Não podemos aceitar que quase 20 milhões de brasileiros não tenham o que comer diariamente, sendo que somos o quarto maior produtor de grãos no mundo”, afirma a pré-candidata, que se posicionou contra a invasão russa à Ucrânia. “Defendemos uma Ucrânia unificada e livre da opressão russa. Bem como, dizemos fora as garras dos Estados Unidos, da OTAN e da União Europeia da Ucrânia”, finaliza.

Quem é Vera
Nascida na cidade de Inajá, no sertão de Pernambuco, Vera migrou ainda criança para a periferia de Aracaju. Aos 19 anos, se tornou operária da indústria de calçados e se envolveu com o movimento sindical. Formou-se em sociologia na Universidade Federal de Sergipe. Em 2020, foi a primeira candidata negra à Prefeitura de São Paulo.

G1