Rússia acusa Ucrânia de sabotar usina nuclear

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Tropas russas negaram que o incêndio na maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia, tenha sido ocasionado por bombardeios de militares da Rússia. Ao contrário, segundo o The Independent, eles atribuíram a culpa a esquadrões de sabotagem da Ucrânia.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, as tropas do Kremlin assumiram o controle nesta sexta-feira (4/3). O órgão também tratou o incêndio como obra de soldados ucranianos e afirmou que atribuir o acidente aos russos se tratava de uma “provocação monstruosa”.

Após ser oficialmente invadida por russos, um incêndio começou no perímetro da usina Zaporizhzhia. A situação era monitorada pela comunidade internacional, uma vez que, caso o incêndio comprometesse o resfriamento dos reatores, poderia provocar uma explosão 10 vezes maior que a do acidente em Chernobyl, em 1986 — até então a maior catástrofe do tipo.

Veja o momento do início do incêndio:

 

Segundo o anúncio da agência nuclear da Ucrânia, não houve aumento nos níveis de radiação nas redondezas e o fogo já foi extinto.

De acordo com Andrey Tuz, porta-voz de imprensa da usina, ainda não há risco de a radiação se espalhar pela região. Um funcionário do governo ucraniano, no entanto, disse à agência internacional de notícias Associated Press que os níveis de radiação no local e nas redondezas estão aumentando em torno de 25% em relação às condições comuns.

Metrópoles