Bolsonaro usou avião da FAB para transportar pintura de si

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Palácio do Planalto usou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar pintura em homenagem a Jair Bolsonaro. O voo para levar o quadro da bolsonarista Lucimary Billhardt, que faz representações curiosas de integrantes do governo, aconteceu em fevereiro. O objeto foi colocado ao fundo de uma live do presidente no Planalto no último dia 17.

A coluna obteve os dados por meio da Lei de Acesso à Informação. A Presidência, que não detalhou o trajeto do voo da FAB, afirmou na resposta à solicitação da coluna que não houve custos para transportar a pintura. Questionado sobre quem seria o homem que usava uma máscara da FAB ao buscar a pintura na casa de Lucy, o Planalto disse apenas que o servidor não é da Presidência. O Planalto não respondeu de quem partiu o pedido para transportar a ilustração.

A pintura traz Bolsonaro duas vezes ao lado de uma águia gigante e sorridente. No primeiro plano, o presidente segura uma caneta Bic, enquanto é admirado por si mesmo em um quadro que emula o Salão Nobre do Palácio do Planalto. Na assinatura, uma indicação clara do desejo da criadora: “Jair M Bolsonaro 2020 – 2026”. Provavelmente, Lucy queria dizer 2019 – 2026, num cenário em que o presidente será reeleito.

Segundo a artista, o quadro representa “Bolsonaro pegando o Brasil destruído no fundo, olhando para o futuro, com olhos, persistência e fé da águia. Vê a si próprio no já eleito! Jesus está aí contigo!”. Além de compor a live presidencial no último dia 17, o quadro apareceu nas mãos de Carlos Bolsonaro no Planalto dois dias depois.

Lucy já retratou diversos integrantes do governo. Bolsonaro foi o personagem mais frequente, mas a artista também já pintou Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional, e Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura. Há ainda desenhos do ex-presidente americano Donald Trump.

No início do mês, Lucy ficou irritada depois que a deputada Carla Zambelli elogiou uma “caricatura” em que aparecia com Bolsonaro à frente do STF, com uma estátua da Justiça estranhamente parecida com o procurador-geral da República, Augusto Aras. “Não entendo, sinceramente, a tua atitude, Carla. Minha pintura não é caricatura, representa a luta de vocês contra a falsa justiça no Brasil, e com Bolsonaro e Jesus temos a verdadeira!”.

Metrópoles