Eduardo “bananinha” ataca grupo Prerrogativas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou seu perfil no Twitter nesta quarta-feira (20) para defender o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ), acusado pelos crimes de grave ameaça à autoridade e de tentar impedir o livre exercício do Poder Judiciário. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou hoje o julgamento da ação penal a que Silveira responde.

“A Prerrogativas da OAB poderia fazer algo nesse caso? Só espero que não dependa aquele advogado militantes (sic) que num evento dizia que o crime já cometido não adiantava punir…”, postou Eduardo Bolsonaro, com a reprodução de uma notícia sobre a multa dada pelo STF ao advogado de Silveira.

 

Na noite de terça-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes rejeitou seis recursos apresentados pela defesa do parlamentar contra decisões anteriores do magistrado. Moraes também fixou multa, no valor total de R$ 10 mil, para o advogado do deputado, Paulo César Rodrigues de Faria, por tentar adiar o julgamento de Silveira por meio da apresentação de recursos. Na semana passada, a defesa do deputado chegou a pedir a suspeição de nove dos 11 ministros do STF. No pedido, os únicos poupados foram os dois integrantes da Corte indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL): Kassio Nunes Marques e André Mendonça.

O grupo Prerrogativas se define como um coletivo de visão progressista formado por advogados, juristas, professores e artistas, e foi um dos articuladores da aproximação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB).

Um vídeo com um trecho de uma fala do advogado Alberto Toron, em dezembro, durante um jantar do grupo com Lula, viralizou entre os bolsonaristas na época. Toron disse que “se o crime já aconteceu, de que adianta punir?”, referindo-se a uma tese sobre as delações na Operação Lava-Jato.

Em apoio ao parlamentar que deve ser julgado hoje, a rede bolsonarista deixou a hashtag #SomosTodosDanielSilveira entre os três assuntos mais comentados do Twitter na manhã de hoje.

Valor Econômico