Governadores manterão fórum que enfrentou Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/João Doria

Já de olho no pós-eleição e depois de mais de três anos de relação conturbada com o governo federal, Estados têm discutido formas de fortalecer institucionalmente a união de governadores firmada durante os últimos anos de gestão Bolsonaro. A relação próxima que se instituiu entre as unidades federativas, resposta política à dificuldade de contato com o presidente, é algo inédito na história do País e fortaleceu órgãos como o Fórum de Governadores, consórcios estaduais e os conselhos nacionais de secretários de Estado. Uma das preocupações entre eles agora é como manter esta relação para garantir a continuidade de projetos e iniciativas nos próximos quatro anos.

Uma saída possível é menos política e mais técnica. O Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), por exemplo, prepara uma cartilha para governadores eleitos ou reeleitos em outubro sobre continuidade.

O Conselho estabelece 10 eixos prioritários para manter avanços conquistados nos últimos três anos: entre eles, estão temas ligados a governo digital, concessões e PPPs, comunicação institucional e formação de lideranças em gestão pública e governança ambiental.

Especialista em estratégia e inovação, Paula Sampaio deixou a XP para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Paulo, onde vai coordenar as iniciativas do sandbox regulatório do marco legal das startups. O PSDB paulista quer lançá-la para disputar vaga na Câmara em outubro.

Estadão