Skip to content
  • Home
  • TODOS OS POSTS
  • Editorias
    • Análise
    • Crônica
    • Reportagem
    • Denúncia
    • Aviso
    • Ativismo político
    • Entrevista
    • Manifesto
    • Opinião do blog
    • Últimas Notícias
  • Assinatura
  • Tv Cidadania
  • FALE COM O BLOG

Leite e Doria se matam por candidatura presidencial sem chances

19 de abril de 2022 Manuela Dorea Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eduardo Leite/Twitter

O ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB à Presidência, João Doria, age para reconstruir pontes com a bancada do partido na Câmara e reduzir danos decorrentes do rompimento com o presidente da própria legenda, Bruno Araújo. Enquanto o paulista busca amenizar os atritos internos, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite busca apoios fora do PSDB, o que mostra que o partido tem explicitamente um pré-candidato oficial e outro paralelo.

O gaúcho vai se reunir hoje, em São Paulo, com o ex-presidente Michel Temer (MDB), no momento em que intensifica uma campanha alternativa para se viabilizar como opção dos partidos de centro.

“A condição de pré-candidato do João (Doria) é fato consumado. Vamos ampliar o diálogo com Brasília e outros Estados, além de viajar o País”, disse Marco Vinholi, presidente do PSDB em São Paulo e novo coordenador da pré-campanha de Doria ao Planalto.

Após um feriado tenso, quando apoiadores de Doria fizeram uma ofensiva nas redes sociais com a hashtag #renunciaBrunoAraujo, Vinholi adotou um tom conciliador e declarou que pretende repactuar a relação com o dirigente máximo do PSDB. Araújo e Doria conversaram na segunda-feira, 18. Ficou acertado que Araújo cuidará da candidatura única da terceira via, no que cabe ao PSDB, e o ex-governador paulista seguirá em pré-campanha.

Com o novo cargo, Vinholi terá também um lugar na mesa da terceira via. O colegiado reúne, além de Araújo e dos próprios pré-candidatos, os presidentes do MDB, Baleia Rossi; do União Brasil, Luciano Bivar; e do Cidadania, Roberto Freire. O grupo vai começar nesta semana a discutir os critérios para a escolha do candidato único da chamada terceira via. Pelo calendário dos partidos, o martelo será batido no dia 18 de maio.

O grupo de Doria defende a contratação de uma pesquisa quantitativa pelos partidos para definir o nome com mais intenções de voto. Enquanto o PSDB enfrenta mais uma disputa interna, a senadora Simone Tebet (MS) avança na construção de um consenso em torno de seu nome no MDB.

Em conversas reservadas, emedebistas resistem ao nome de Doria e não descartam uma chapa Simone-Leite, mas admitem que Bivar teria a prerrogativa de escolher o vice, sendo ele próprio pré-candidato.

No comitê da pré-campanha de Doria, a avaliação é de que o ex-governador tem hoje na sua retaguarda três parlamentares influentes na bancada tucana: os deputados Nilson Pinto (PA), Ezequiel Ferreira (RN) e o líder Adolfo Viana (BA). Já Leite tem o apoio de Aécio Neves (MG), José Aníbal (SP) e Tasso Jereissati (CE), todos influentes na executiva do PSDB.

Os tucanos paulistas também apostam nas inserções do partido na TV, marcadas para o próximo dia 26, que terão Doria como protagonista.

Mesmo assim, Leite tenta ainda se viabilizar, apesar de derrotado para Doria nas prévias do ano passado. Ontem, o gaúcho se encontrou com o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, em São Paulo. Hoje, além do encontro com Temer, está prevista uma reunião com Raquel Lyra, pré-candidata do PSDB ao governo de Pernambuco. No dia 20, deve iniciar um giro pelo Brasil.

O roteiro do ex-governador gaúcho vai começar pelo Ceará, Estado de Tasso Jereissati, seu aliado. Em seguida, Eduardo Leite passará por Pernambuco – Estado de Araújo –, Rio, onde Rodrigo Maia comanda a sigla, e Mato Grosso do Sul.

“Eduardo hoje é uma liderança nacional do PSDB, portanto é legítimo que rode o País, principalmente neste momento em que a candidatura do Doria sofre tanta resistência”, disse Orlando Faria, um dos articuladores do grupo do ex-governador do Rio Grande do Sul.

Estadão  

Tagged diálogo dória leite psdb temer


Navegação de Post

Bolsonaro adota estratégia de polemizar com artistas de esquerda
Leite e Doria se matam por candidatura presidencial sem chances
Últimas Notícias
  • PCC apoiou eleição deTarcísio

     26 de dezembro de 2024
  • Denúncia da PGR está pronta

     26 de dezembro de 2024
  • Como STF encurralou Bolsonaro, Trump e Musk

     25 de dezembro de 2024
  • Como Silveira planejou enganar o STF

     24 de dezembro de 2024
  • Flávio Dino disputará Presidência em 2030

     24 de dezembro de 2024
Youtube

Facebook
Facebook
Links
Altamiro Borges
Amigos do Presidente Lula
Blog do Mello
Blogueiras Negras
Blog do Sakamoto
Brasil 247
Brasil de Fato
Caros Amigos
Carta Capital
Cynara Menezes
DCM
Dilma Rousseff Facebook
Dilma Rousseff Twitter
Eduardo Guimarães Facebook
Eduardo Guimarães Twitter
Empório do Direito
Esmael de Moraes
Fundação Perseu Abramo
Jornalista Livres Facebook
Justificando
Le Monde Diplomatique
Luis Nassif
Lula Facebook
Lula Instituto
Lula site
Lula Twitter
Maria Frô
Mídia Ninja
Nocaute
O Cafezinho
Professor Hariovaldo
Rede Brasil Atual
Revista Forum
Rodrigo Vianna
Sputnik
Sul 21
The Intercept
Tijolaço
TVT
Ultrajano
Vermelho
Viomundo
Calendário
abril 2022
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Categorias
  • Análise
  • Ativismo político
  • Aviso
  • charge
  • Convite
  • Crônica
  • Debate
  • denúncia
  • Destaque
  • Documentário
  • economia
  • Enquete
  • entrevista
  • Entrevista
  • Esclarecimento
  • Humor
  • livro
  • Manifesto
  • Memes que falam
  • Noticiário
  • Opinião
  • Opinião do blog
  • Reportagem
  • Resistência ao Golpe de 2016
  • Sem categoria
  • Sorteio
  • Todos os posts
  • TV Cidadania
  • Últimas notícias
Tags
apoio bolsonaristas bolsonaro brasil campanha candidato congresso coronavírus Covid-19 covid19 CPI cpi da covid crise câmara dória eleições EUA fake news flávio bolsonaro Golpe governo impeachment investigação Jair Bolsonaro lava jato lula militares moro pandemia pesquisa pf pgr prisão psdb psl pt redes sociais senado sergio moro sp STF Supremo Tribunal Federal são paulo tse vacina
CC 3.0 - O crédito ao Blog da Cidadania é obrigatório.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso:OkPolítica de Privacidade