Lira foi convidado pelas centrais sindicais par ao 1o de maio

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

As centrais sindicais que organizam ato unificado do 1º de Maio em São Paulo enviaram convite para que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e aliado de Jair Bolsonaro (PL), participe do evento.

O ato do Dia do Trabalhador é um dos principais eventos das centrais, e desta vez é comandado por CUT, Força Sindical, UGT e CTB. A CSB, que também está no grupo das maiores centrais, decidiu não participar do ato e realizará seu próprio encontro.

No ato unificado, que será realizado na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, as centrais aguardam a presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um dos fundadores da CUT.

Além de Lira, também foram convidados Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Luiz Fux, presidente do STF, além de representantes de movimentos e organizações como MST, UNE, OAB e CNBB.

Segundo as lideranças das centrais, a ideia de convite a Lira parte do respeito institucional ao cargo que ele ocupa e da ideia de promover um 1º de Maio amplo e democrático. Os convidados ainda não disseram se comparecerão ou não.

Devido ao histórico de falas e posturas antidemocráticas, Bolsonaro foi colocado como exceção e não foi chamado.

Folha