200 entidades e entes políticos fazem manifesto pró-eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O movimento Pacto pela Democracia, que reúne mais de 200 organizações e atores políticos, vai entregar nessa quarta-feira (11) um manifesto em “defesa das eleições” aos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a sociedade em um momento em que o sistema eleitoral tem sido reiteradamente atacado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Descredibilizar e enfraquecer o processo eleitoral interessa apenas àqueles que não têm compromisso com a expressão da vontade popular, definida através do voto, base do nosso sistema democrático”, diz um trecho do documento.

Segundo o grupo, “as declarações que sugerem a não realização do pleito eleitoral e a apuração paralela de votos por quaisquer outras entidades, que não aquelas ligadas à Justiça Eleitoral, extrapolam toda a normativa em vigor e são inadmissíveis em um Estado Democrático de Direito”.

Entre as instituições que fazem parte do movimento está a Transparência Internacional, o Instituto Ethos, o Artigo 19, o Greenpeace, a Coalizão Negra, a WWF Brasil e o Instituto Não Aceito Corrupção (Inac).

Valor Econômico