Bolsonaro usa um avião da FAB para ir buscar pintura de si

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Um detalhe na tradicional “live” semanal do presidente Jair Bolsonaro do dia 17 de março chamou a atenção de quem a assistia. Ao fundo, uma tela de cores vivas retratava o próprio presidente com um largo sorriso, segurando uma “caneta Bic”, ao lado de uma águia e duas bandeiras. A mesma imagem ainda trazia outra representação de Bolsonaro, sobreposta, dessa vez com um olhar contemplativo.

Quem frequenta as redes sociais bolsonaristas identificou os traços e o estilo marcante da obra, característica da artista Lucimary Billhardt. Apoiadora do presidente, ela ganhou notoriedade por quadros que retratam Bolsonaro e seus aliados com referências a símbolos da direita e temas religiosos. Ela já pintou o presidente chorando ao lado de Jesus, com o ex-presidente americano Donald Trump, e até cercado por animais em posição de prece. Também costuma pintar adversários do presidente, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, associado a imagens demoníacas.

O que não se sabia era o périplo de Billhardt para que o quadro chegasse a Bolsonaro. Após considerar que ficaria caro enviar o presente por conta própria do Rio de Janeiro, onde mora, até Brasília, ela procurou a Força Aérea Brasilia (FAB) solicitando o transporte. Foi atendida prontamente.

— O custo de enviar pelo Correio seria alto, pois precisava de embalagem especial bem cara. Então tive a ideia de perguntar à FAB se seria possível inclui-la num voo que fosse já esquematizado para Brasília. Contatei a base aérea do Galeão e perguntei, eles me informaram (que) se não fosse grande, incluiriam no voo. E assim foi feito uma semana depois! Aliás, foi dito que a Força Aérea nos serve, pois nossos impostos pagam! Tenho eterna gratidão à FAB, pois seria muito difícil de outra forma — afirmou a artista ao GLOBO, em entrevista por e-mail.

Com pouco mais de 5 mil seguidores no Twitter, entre eles o próprio Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o ex-ministro Ricardo Salles e a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), Bilhardt diz que começou a desenhar em 2019 e, no ano seguinte, iniciou a pintura digital.

— Quando comecei a postar no Twitter e Instagram não imaginava que teria apreciação de muita gente, mas aos poucos foi aumentando. Não estou nessa pra ficar famosa, mas pra apoiar Bolsonaro e divulgar minha segunda arte. Não vivo dela e se tiver que ser reconhecida está nas mãos de Deus — disse Billhardt, que conta ter trabalhado por décadas como bailarina na Europa e nos Estados Unidos.

Em resposta a um pedido feito via Lei de Acesso à Informação, a FAB afirmou que “foi consultada e autorizou o transporte, em 18 de fevereiro de 2022, no trecho Rio de Janeiro/Brasília, em aproveitamento de voo em aeronave que se encontrava pousada na Base Aérea do Galeão, portanto, sem custos adicionais, de um quadro doado para o Senhor Presidente da República”.

Questionada, a FAB não informou quem fez a consulta, tampouco quem autorizou o transporte. Também não respondeu quais as regras para que qualquer pessoa possa solicitar o transporte de itens via voo oficial, como fez a apoiadora do presidente.

A Aeronáutica registra em seu site todos os voos de autoridades como ministros de estado, presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), além de comandantes das Forças Armadas. No dia 18 de fevereiro, contudo, não há nenhum voo entre Rio e Brasília registrado. A FAB não esclareceu quem mais estava na viagem na qual o quadro foi transportado.

Após receber o presente, Bolsonaro agradeceu Billhardt em um comentário no Facebook: “Muito obrigado pela generosidade”. O chefe do gabinete adjunto de Documentação Histórica do gabinete pessoal do presidente, Marcelo da Silva Vieira, também cumprimentou a artista, por e-mail. “O senhor presidente Jair Bolsonaro incumbiu-me de registrar o recebimento e de agradecer a gentileza”, escreveu.

O Globo