Deputada vítima de racismo irá à OEA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A deputada estadual Mônica Seixas (PSOL-SP) vai acionar o Ministério Público e a Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo episódio em que acusa de transfobia e violência de gênero os parlamentares Wellington Moura e Gilmaci Santos, ambos do Republicanos. Uma representação, elaborada em conjunto com outros mandatos, será encaminhada ao MP no início da próxima semana.

O documento pede a instauração de um inquérito civil para acompanhar e averiguar a ocorrência de violência de gênero na Alesp.

Mônica também participará de uma reunião com integrantes da ONU para discutir a violência de gênero e os casos seguidos dessa natureza na Alesp. A parlamentar será acompanhada pelas colegas Erica Malunguinho (PSOL), Marina Helou (Rede) e Isa Penna (PCdoB), vítima de importunação sexual na Casa em 2020.

A deputada já solicitou ao Conselho de Ética da Alesp a cassação do mandato dos parlamentares. Em sessão na semana passada, Wellington disse a Mônica que colocaria um “cabresto em sua boca”. No dia anterior, Gilmaci chamou a deputada de “louca” e apontou o dedo para o nariz dela.

O Globo