Inflação é maior preocupação do eleitor brasileiro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

A cinco meses da eleição, há um tema que ganha cada vez mais espaço entre as preocupações do brasileiro que irá às urnas em outubro: o aumento dos preços. Segundo pesquisa XP/Ipespe feita entre os dias 2 e 4 de maio e divulgada nesta sexta-feira, 6, quase um quarto dos eleitores (23%) aponta isso como o tema mais importante a ser tratado pelo próximo presidente.

Há uma preocupação maior em relação às pesquisas anteriores feitas pelo mesmo instituto – o percentual de eleitores que apontavam a inflação como o assunto central do próximo governo era de 18% em outubro de 2021 e de 15% em novembro do mesmo ano.

A inflação ocupa o topo das preocupações, ao lado da educação, um tema tradicional nesse tipo de levantamento, que também tem 23%. Em seguida, surgem desemprego (17% — uma alta em relação a novembro, quando era 13%), saúde (14%), fome e miséria (6%), corrupção (5%) e violência (4%)

A preocupação dos brasileiros não é em vão. Com vários fatores internos e externos a influenciar negativamente a economia brasileira , a inflação pode bater na marca dos 10% ao mês em 2022, segundo projeções correntes no mercado. Entre outros fatores, pesam dúvidas sobre o potencial de recuperação econômica pós-Covid-19, a guerra na Ucrânia, o lockdown na China e a alta de juros nos Estados Unidos.

A pesquisa foi feita com 1.000 eleitores, por meio de telefone, em todas as regiões do país e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03473/2022.

Veja