Moraes é o ministro do STF mais próximo dos militares, apesar de Bolsonaro

Sem categoria

Foto: Jorge William /Agência O Globo

Alvo de duas ações de Bolsonaro na Justiça só nesta semana, Alexandre de Moraes desponta como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem a melhor interlocução com a cúpula das Forças Armadas.

Leia mais: Por que Bolsonaro escolheu um advogado desconhecido para atuar nas ações contra Moraes

Segundo colegas de Moraes, é ele quem tem conversado com o alto comando sobre o tensionamento entre uma ala dos militares e os tribunais. O recado que o magistrado tem trazido tanto para colegas do Supremo quanto para do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que não há chances de as Forças Armadas embarcarem em qualquer aventura golpista de Bolsonaro.

O clima entre as cortes e o ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira, não anda bem. Como a coluna informou, a fala do presidente do TSE, Edson Fachin, feita na semana passada, de que as eleições serão tratadas pelas “forças desarmadas” foi mal recebida pelo ministro. Ele classificou a afirmação como “lamentável” e viu a fala de Fachin como uma maneira de “segregá-los” do restante da população. A manifestação de Fachin foi uma resposta a investidas feitas pela pasta da Defesa sobre o processo eleitoral, por meio da com comissão de transparência do TSE.

O Globo