Políticos de direita se negam a bater em Lula

Sem categoria

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um fenômeno curioso nas disputas estaduais, dado o cenário nacional. Por estratégia eleitoral, alguns candidatos a governador adversários do PT, em pelo menos três estados – Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro -, já decidiram que vão evitar ataques a Lula nas suas campanhas.

Alguns deles detectaram, caso de Romeu Zema (Novo), que disputa a reeleição em Minas, que há um voto “casado” dado a ele e em Lula para presidente. Dobradinha batizada de “Lulema”. O candidato do petista no estado é o ex-prefeito capital Alexandre Kalil (PSD).

Favorito à disputa do governo baiano, o ex-prefeito ACM Neto, secretário-geral do União Brasil, já declarou que não vai bater de frente com Lula. E argumentou que o povo não quer ver o candidato a governador em rusgas com o presidenciável. Também está de olho nos eleitores do petista.

“Eu não sou adversário de Lula. Lula é candidato à Presidência, eu sou candidato ao governo do estado. Meus oponentes são candidatos ao governo da Bahia. O eleitor não quer ver seu candidato a governador em rixa com o candidato a presidente”, afirmou Neto, numa entrevista coletiva.

O nome de Lula na Bahia é o de Jerônimo, do PT.

No Rio, esse fenômeno se dá em dobro. Dois adversários de Marcelo Freixo (PSB), o candidato de Lula ao governo estadual, já anunciaram bandeira branca com o favorito a chegar ao Palácio do Planalto. O atual governador fluminense, o bolsonarista Cláudio Castro (PL), não quer confusão com Lula. Diz estar preocupado com o estado.

“Sou apoiador do Bolsonaro, nunca neguei o alinhamento a ele, mas sempre tem gente querendo criar confusão nisso. Não vou criticar o Lula, porque estou preocupado com o estado. Enxergo com pragmatismo. Os dois mandatos dele tiveram coisas boas e ruins. Meu papel é falar do Rio, e não quero nacionalizar a eleição estadual”, disse Castro ao O Globo.

O ex-prefeito Rodrigo Neves, do PDT, não apenas elogia Lula como entende ser um erro o presidenciável de seu partido, Ciro Gomes, atacar o petista.

“Lula foi o melhor presidente do Brasil desde a redemocratização, sem dúvida alguma”, disse Neves, na sabatina em parceria do UOL com a Folha de S. Paulo.

E criticou Ciro, ao afirmar que ele “passa do ponto” nas críticas ao petista.

“Mas é uma pessoa preparada (Ciro), íntegra e que tem compromisso com o Brasil”, relativizou Neves.

Metrópoles