88% dos brasileiros querem maior competição nos transportes públicos
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
A maioria dos brasileiros (88%) defende que as leis sejam alteradas para que mais empresas de ônibus passem a competir no mercado de viagens intermunicipais e o preço das passagens seja reduzido, aponta pesquisa inédita da Quaest, que ouviu 2.060 pessoas em todo o Brasil. A pesquisa foi encomendada pela Buser.
Há uma movimentação no Congresso para alterar essas regras. O Projeto de Decreto Legislativo 69/2020 – que susta uma portaria da ANTT que criminaliza o transporte fretado de passageiros – está previsto para voltar à pauta da semana que vem na Comissão de Viação e Transporte da Câmara.
A pesquisa também revelou que 59% dos entrevistados que viajam de carro ou moto escolheriam o ônibus se fosse mais barato e com melhor qualidade. Para baixar o preço das passagens, 82% dos brasileiros consideram muito importante a participação de novas empresas de ônibus no mercado.
Mais da metade da população (53%) acredita que o valor do bilhete será reduzido se isso acontecer. Contratado pela Buser, o levantamento mostrou, ainda, que 59% dos entrevistados são favoráveis à revisão da regra do circuito-fechado.