Bolsonaro levou desmatamento e violência à Amazônia

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: iStock

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (20/6) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Com mais de 70% das mortes por conflitos fundiários no país de 2012 a 2021, a Amazônia teve durante o governo Bolsonaro aumento do desmatamento (73% em relação ao ano anterior ao início do mandato) e da área devastada pelo garimpo (de 18 km² em 2015 para 121 km²). Enquanto isso, o governo corta a fiscalização e tenta legalizar atividades proibidas. ……………………..

Carlos Madeiro conversou com líderes indígenas da região do Vale do Javari e ouviu deles que estão com medo de ser novamente abandonados pelo governo. ……………………..

Segundo a Polícia Federal, mais um dos presos por suspeita do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips confessou ter atirado nos dois. Subiu para oito o número de suspeitos de ter participado da ocultação dos corpos. O Corpo de Bombeiros e a Marinha localizaram e içaram o barco da dupla. Estava a 20 metros de profundidade, ……………………..

Lideranças indígenas pediram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, em reunião no Amazonas, o aumento da presença do estado e apoio para enfrentar o crime na região. Aras afirmou que voltará a Brasília “com disposição de mover as instâncias do Estado para a defesa da Amazônia e seus cidadãos, isolados ou não”. ……………………..

Uol