Senado pode desfazer decisão do STJ pró Planos de Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Waldemir Barreto/Ag. Senado

Em resposta à decisão da Segunda Seção do STJ de fixar o rol taxativo para as operadoras de saúde, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou já nesta quarta um projeto de lei nesta quarta para obrigar os planos a cobrirem tratamento médico fora da lista apresentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.

Três dos nove ministros do tribunal que votaram contra a medida entenderam que a lista deveria ser “exemplificativa”, representando apenas a cobertura mínima dos convênios.

“Não podemos permitir que a população seja prejudicada em prol do lucro dos planos de saúde […] Quem paga tem que ter direito ao tratamento adequado, e não são os planos de saúde que devem definir isso, mas um corpo médico qualificado”, justificou Contarato.

Segundo o senador, o argumento de que o rol exemplificativo poderia causar prejuízo financeiro às operadoras e elevar os valores cobrados aos beneficiários não se sustenta, já que, segundo dados da ANS, a receita do setor de planos de saúde atingiu 217 bilhões de reais em 2020.

Veja