Autor de pesquisa bolsonarista diz que Bolsonaro não tem fôlego

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Antonio Lavareda, cientista político e presidente do Conselho Científico do Ipespe, analisou, em entrevista à CNN, a nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (25).

Ao comparar a oscilação positiva do presidente Jair Bolsonaro (PL), de 34% para 35% das intenções de voto, em relação à pesquisa divulgada em 3 de junho, Lavareda considerou que essa recuperação seria insuficiente para que o candidato do PL alcançasse, no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que aparece na frente, com 44%.

“Se mantiver esse mesmo ritmo, Bolsonaro ainda chegaria no dia 2 de outubro com 6% de diferença para o ex-presidente Lula. O que pode ser dito é que o governo tem recuperado e isso era esperado, mas o ritmo é, francamente, insuficiente caso o presidente queira inverter as curvas com Lula no primeiro turno”.

Ele ainda analisou que as recentes ações do governo, como a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Benefícios, há duas semanas, foram razões que explicam parte do crescimento dos números de Bolsonaro na pesquisa.

“O governo deflagrou uma série de ações. Teve uma rodada de inaugurações e obras públicas que beneficiaram os [políticos] incumbentes. Fora isso, ele teve uma ação no Congresso, junto ao Centrão e [o presidente da Câmara] Arthur Lira (PP-AL), de abaixar efetivamente o preço da gasolina e aprovar a PEC dos Benefícios”, analisou Lavareda.

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

CNN Brasil