Bolsonaro e Lula não devem ir a entrevistas na Globo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress e Miguel Schincariol/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os dois pré-candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, não devem participar de uma série de entrevistas individuais que será realizada pela GloboNews com presidenciáveis no fim deste mês.

Os adversários deveriam confirmar presença no programa Central das Eleições até o último dia 6, prazo que foi acordado em reunião entre a emissora e os partidos. O petista e o atual presidente, porém, não se manifestaram.

Esta não é a primeira que vez que os dois políticos se recusam a participar de atrações no Grupo Globo. No início de junho, eles também não estiveram presentes nas entrevistas realizadas pela jornalista Renata Lo Prete para o G1.

Além disso, os pré-candidatos já deram indícios de que podem não participar dos debates no primeiro turno da eleição. Bolsonaro afirmou que prefere não ir por acreditar que receberá “pancada” de todos os adversários sem ter tempo para se defender. A campanha de Lula, por sua vez, tem sugerido um formato que reúna vários veículos de comunicação para diminuir a quantidade de eventos.

As entrevistas com os presidenciáveis na GloboNews começam no próximo dia 25 deste mês e terão 2 horas e 45 minutos de duração. Com mediação de Natuza Nery, serão sabatinados individualmente Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), que aparecem, respectivamente, em terceiro (8%), quarto (2%) e quinto lugar (1%) na última pesquisa Datafolha.

Os comentaristas Andréia Sadi, Julia Dualibi, Fernando Gabeira, Miriam Leitão, Flávia Oliveira, Valdo Cruz, Gerson Camarotti, Octávio Guedes e Ana Flor também participam das sabatinas.

A ordem das entrevistas foi definida por sorteio. Tebet será a primeira, no dia 25, seguida por Janones, no dia 26, e Ciro, no dia 27.

Folha