Haddad se aproxima da popularidade digital de Tarcísio
Foto: Sergio Lima
O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) supera o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB) em termos de desempenho nas redes sociais e mostra que pode crescer na campanha pelo Governo de São Paulo.
O pré-candidato sustentou o maior Índice de Popularidade Digital (IPD) durante quase todo o tempo nos últimos três meses, mesmo tendo aparecido atrás do petista e empatado com o tucano na última pesquisa Datafolha.
Criado pela consultoria Quaest, o IPD é publicado mensalmente pela Folha.
O IPD vai de 0 a 100 e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral. Ele é calculado desde 2018 por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 152 variáveis de seis sites: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.
São monitoradas seis dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamentos), valência (proporção de reações positivas e negativas) e interesse (volume de buscas).
Veja abaixo o desempenho dos pré-candidatos em São Paulo de 24 de abril a 21 de julho.