Lula se reúne com banqueiros e empresários na Fiesp
O ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva está reunido, neste momento, com uma parte relevante da elite empresarial no restaurante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O almoço com empresários de São Paulo foi agendado pela coordenação da pré-campanha de Lula e contou com discrição dos participantes. O restaurante da Fiesp, localizado no 16º andar do prédio da entidade na Avenida Paulista, foi alugado para sediar o encontro de Lula com o setor privado.
Os convidados para o almoço chegaram pelo estacionamento da entidade, na Alameda Santos. O Valor apurou que, entre os convidados, estão Luiz Carlos Trabuco Cappi (Bradesco), Dan Iochpe (Iochpe Maxxion), Carlos Alberto Sicupira (3G Capital), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Jacyr Costa (Tereos), Fabio Coelho (Google) e João Moreira Salles (Itaú Unibanco). Josué Gomes, presidente da Fiesp, e Rafael Cervone, à frente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), também estão no encontro.
Lula tem intensificado a agenda de encontros com empresários em São Paulo. No almoço de hoje, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), cotado para vice-presidência na chapa com ex-presidente; Fernando Haddad, pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, e Aloysio Mercadante acompanham Lula nesse encontro.
O ex-presidente tem se apresentado com um discurso mais moderado para esses empresários. Na atual versão do programa de governo do PT, a legenda mantém a revogação do teto de gastos, ponto considerado sensível para o setor privado, e propõe discutir uma nova legislação trabalhista. Para o empresariado, o programa de Lula não traz discussões concretas sobre como seria a reforma tributária e o fortalecimento da indústria.
Nas últimas semanas, Lula tem tentado quebrar a resistência do setor privado e indicado como pretende governar.
Valor econômico