Maioria dos que passam fome votará em Lula
Foto: Ag. Globo
Levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira mostra que eleitores do ex-presidente Lula (PT) são maioria entre quem considera que faltou comida em casa nos últimos meses. Questionados se a quantidade de alimento era menos do que o suficiente, 35% responderam que sim. Entre quem vota em Jair Bolsonaro (PL), o percentual caiu para 10%, contra 20% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT).
No grupo que considera que sobrou comida nos últimos meses, o percentual foi maior entre quem vota em Jair Bolsonaro, sendo a opção apontada por 22% de seu eleitorado. O excesso de alimento só foi indicado por 7% dos eleitores de Lula e 13% dos de Ciro Gomes.
Bolsonaro também lidera no recorte que avalia como suficiente a quantidade de comida dos últimos meses, sendo essa a avaliação de 68% de seus eleitores. No grupo que vota no candidato petista, o percentual tem uma redução de dez pontos percentuais, passando para 58%. Entre os eleitores de Ciro, é de 67%.
Na avaliação geral, 12% dos eleitores consideram que a quantidade de comida foi mais do que suficiente, 62% responderam que foi suficiente e 26% menos que o suficiente.
A pesquisa do do Datafolha ouviu 2.556 pessoas com mais de 16 anos, em 181 cidades do Brasil e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05166/2022. As margens de erro são de 2 pontos percentuais no total, 3 entre os eleitores de Lula, 4 entre os eleitores de Bolsonaro e 7 no de Ciro. Os demais postulantes ao cargo não foram incluídos porque a amostra é pequena.