União Brasil pode apoiar Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima

O governador Rodrigo Garcia, do PSDB, tem dito a interlocutores que pretende convencer o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles a ser o vice de sua chapa na eleição em São Paulo.

Meirelles deixou o PSD na última janela partidária e migrou para o União Brasil. Após estremecimentos na relação, o partido presidido por Luciano Bivar encaminhou acordo para apoiar o governador.

O PSDB trata Meirelles como um personagem capaz de agregar força à chapa de Garcia e entende que ele não criaria problemas para os tucanos pensarem na sucessão em 2026, caso o governador consiga se reeleger.

Por saber dos planos do PSDB para daqui quatro anos, o União Brasil adota cautela nas conversas e diz que a chance de Meirelles embarcar como vice é de 50%.

A costura também terá de envolver o MDB, que considerava ter um acordo para indicar o vice do tucano. O partido poderá receber a vaga de senador na chapa, mas a falta de um nome competitivo para a disputa emperra a tratativa.

Por ser uma equação complexa, interlocutores familiarizados com a negociação dizem que a composição de cargos na Prefeitura de São Paulo poderá virar moeda de troca. A administração municipal é chefiada pelo emedebista Ricardo Nunes desde a morte do tucano Bruno Covas, em maio de 2021.

Metrópoles