Apoio ao aborto é menor no Brasil que no resto do mundo

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel Monteiro

O apoio dos brasileiros à permissão do aborto em casos de estupro é de 75%, um percentual em linha com a média de outros 26 países de todos os continentes, de acordo com uma pesquisa inédita da Ipsos. A média global é de 76%.

Já com a legalização do aborto, a coisa muda: 48% dos brasileiros são favoráveis ante 59% da média mundial. Neste item, o Brasil aparece empatado com a China — ambos têm um dos menores percentuais de apoio à medida, só à frente da África do Sul (42%), Índia (40%), Malásia (32%), Peru (31%) e Colômbia (40%), onde, aliás, o procedimento foi legalizado pelo Legislativo em fevereiro.

Entre os seis mais favoráveis, todos os países são europeus. O primeiro colocado do ranking é a Suécia, onde 86% dos entrevistados apoiam a legalização do aborto, seguida pela França (83%), Bélgica (78%), Holanda (78%), Grã-Bretanha (74%) e Itália (73%). A pesquisa foi realizada entre 24 de junho a 8 de julho, por meio da plataforma online. Foram entrevistadas 20.523 pessoas, sendo mil delas no Brasil.

O Globo