Bolsonaro chama ministros do STF de “frouxos”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira, que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que têm “medo” de um novo ato institucional são “frouxos”. A afirmação foi feita depois que o presidente foi questionado sobre protestos de seus correligionários, marcado para o próximo dia 7 de Setembro. A manifestação deve ser marcada por críticas ao STF e às urnas eletrônicas.

“Vou ser preso por criticar as urnas eletrônicas? Está de brincadeira. Não existe ato institucional, não existe AI-5, os ministros estão com medo do quê? O ministro que fica com medo de AI-5 é um frouxo”, disse em entrevista a um podcast. Bolsonaro tem convocado apoiadores para participar de ato justamente no Dia da Independência.

Além disso, Bolsonaro acusou o ministro Alexandre de Moraes de quebrar sigilo de um assessor para torná-lo “refém” do tribunal. Isso porque, em maio, o magistrado determinou à Polícia Federal que apresentasse uma análise detalhada sobre a quebra do sigilo telemático do coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Por que ele precisa quebrar o sigilo do meu ajudante de ordens? Sacanagem. Isso é ilegal. “, complementou.

A determinação de acesso a dados armazenados em nuvem autorizada por Moraes no âmbito desta apuração mirou o oficial do Exército. A decisão é desdobramento do inquérito instaurado para investigar Bolsonaro e outras pessoas envolvidas com o vazamento de informações de um outro inquérito, relacionado a um ataque hacker à Justiça Eleitoral em 2018.

Na mesma entrevista, Bolsonaro acusou os magistrados do STF de terem um “viés de esquerda”. “Sabemos do viés de esquerda da maioria dos ministros do STF. São favoráveis ao desarmamento, mas não abrem mão de carro blindado”, disse ao comentar a flexibilização da venda de armas no país. “Tem gente no Supremo que não gosta de mim”, concluiu.

Em outro momento, Bolsonaro se exaltou contra o STF ao comentar a prisão do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo STF, devido aos ataques a ministros da Corte e a discursos de apologia a atos antidemocráticos, como a volta da ditadura militar no Brasil. Ele, no entanto, recebeu uma espécie de indulto do presidente Jair Bolsonaro, de quem é aliado.

“O STF não pode ficar legislando, praticar o ativismo judicial. Para vivermos em harmonia, cada poder tem que exercer o papel. Daniel Silveira, por exemplo, falou muita coisa que eu condeno, mas não é um ministro que pode decidir abrir inquérito e investigar. O Alexandre de Moraes resolveu dar uma canetada, criar a figura do flagrante continuado, nunca vi isso nem para traficante. STF errou com Daniel Silveira e Parlamento errou quando autorizou prisão. A questão da liberdade de expressão é sagrada”, defendeu.

Valor Econômico