Bolsonaro difamará Lula para eleitor jovem

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Antonio Molina – 28.abr.2022/Folhapress e Pedro Ladeira – 24.mai.2022/Folhapress

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) à reeleição deve ter como um de seus principais focos, além do público evangélico, os jovens que nunca antes votaram para presidente da República, e que hoje estão indecisos ou que mostram simpatia pelo ex-presidente Lula (PT), mas sem total entusiasmo.

A ideia é fazer um bombardeio, com imagens de televisão e nas redes sociais, de cenas da operação Lava Jato em que delatores envolveram o nome de Lula no escândalo da Petrobras.

De acordo com um dos interlocutores do atual presidente, devem ser exibidas imagens de personagens como o ex-ministro Antonio Palocci repetindo acusações, ainda que elas tenham sido arquivadas ou que as condenações tenham sido anuladas. Lula hoje não responde a nenhum inquérito, e foi inocentado em muitos dos processos a que respondia.

Há uma crença de que muitos jovens entraram numa “onda Lula” porque não têm memória da narrativa que se impôs no país na década passada, no auge da Lava Jato, comandada pelo ex-juiz Sergio Moro (União).

O PT não deve ser pego de surpresa. Já imaginando a investida, estrategistas da campanha de Lula preparam uma contraofensiva, que chamam de “vacina” contra ataques de Bolsonaro no tema da corrupção.

A campanha petista pretende levar a discussão para a área da economia, em que Bolsonaro teria poucas respostas para temas como inflação, fome e desemprego.

Folha