Confira as pesquisas da semana
Foto: Divulgação/TSE
Depois de uma semana com a atenção do país voltada para as entrevistas dos presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas ao Jornal Nacional, os eleitores devem conhecer os resultados de novas rodadas de sondagens de intenção de voto nos próximos dias. A terceira semana de campanha será repleta de novos números, assim como foi a primeira.
Os dados de Ipec, Datafolha, Quaest e Ipespe indicarão às campanhas como foi a resposta do eleitorado às participações de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) na bancada do JN, assim como aos primeiros dias de propaganda eleitoral no rádio e TV e ainda o método usado para repercutir tudo isso nas redes sociais.
Na semana encerrada no sábado (27), somente uma pesquisa nacional teve os resultados divulgados. O levantamento Exame/Ideia mostrou que Lula está na frente, com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 36%. Só o percentual do candidato à reeleição oscilou em relação a julho, dentro da margem de erro de três pontos percentuais, o que reduziu de 11 pontos percentuais para oito a distância entre os dois líderes. Em termos de rejeição, são 45% os que dizem não votar “de jeito nenhum” em Bolsonaro e 42% afirmam o mesmo em relação a Lula.
Os eleitores e candidatos também conhecerão o panorama das disputas pelo governo estadual e Senado em 11 estados e no Distrito Federal. Confira a agenda completa a seguir.
Segunda-feira (29): Ipec (Brasil)
A nova rodada da série contratada pela TV Globo terá divulgação no Jornal Nacional desta segunda-feira. O Ipec, instituto de pesquisas fundado por ex-executivos do Ibope, ouviu 2.000 eleitores em entrevistas presenciais entre 23 e 29 de agosto. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01979/2022.
Às vésperas do início oficial das campanhas, o Ipec registrou que 44% dos eleitores declaravam voto no primeiro turno em Lula, 32% apoiavam Bolsonaro e 6% indicavam Ciro Gomes.
Segunda-feira (29): Ipec (Paraíba)
O instituto divulgará os resultados da primeira pesquisa para o governo da Paraíba e para a vaga do estado no Senado. Contratado pela TV Cabo Branco, afiliada da Globo, o levantamento ouviu 800 eleitores com mais de 16 anos entre 23 e 29 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais e o estudo pode ser consultado no sistema do TSE com o número de identificação PB-04909/2022.
Segunda-feira (29): Ipec (Acre)
O Ipec também fez pesquisa nos mesmos moldes da paraibana no Acre. Os resultados das intenções de voto para governador e senador saem nesta segunda-feira. A pesquisa foi cadastrada na Justiça Eleitoral sob o código AC-09020/2022.
Segunda-feira (29): Ipec (Roraima)
As campanhas dos candidatos ao governo e ao Senado por Roraima também conhecerão dados da opinião pública no início da semana. O Ipec ouviu 800 eleitores entre 23 e 29 de agosto em entrevistas face a face. Com margem de erro estimada em três pontos percentuais, o estudo está registrado no TSE com o número RR-07397/2022.
Terça-feira (30): Ipec (Rio de Janeiro)
As primeiras reações dos eleitores fluminenses às campanhas dos candidatos ao governo serão conhecidas na terça-feira. Com divulgação pela TV Globo, a nova pesquisa do Ipec ouve 1.200 eleitores do estado entre 24 e 30 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%. O estudo está identificado no TSE com o código RJ-06010/2022.
A sondagem anterior do instituto indicou empate técnico entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB), com vantagem numérica para o candidato à reeleição (21% a 17%).
O instituto também medirá o apoio aos candidatos ao Senado. A pesquisa anterior indicou que o senador Romário (PL), correligionário do presidente Jair Bolsonaro, está na frente, com 27%.
Terça-feira (30): Ipec (São Paulo)
Os novos dados da disputa em São Paulo serão conhecidos na terça-feira. Serão ouvidos 1.504 eleitores paulistas de 24 a 30 de agosto para a pesquisa registrada com o número de identificação SP-00761/2022 no TSE. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ipec mostrou em 15 de agosto que o candidato apoiado por Lula em São Paulo, Fernando Haddad (PT), é apoiado por 29% dos eleitores, contra 12% que declaram voto em Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 9% em Rodrigo Garcia (PSDB).
Terça-feira (30): Ipec (Minas Gerais)
O cenário da disputa mineira terá novos dados na terça-feira, quando o Ipec divulga resultado de pesquisa realizada no estado de 24 a 30 de agosto com 1.504 eleitores. Também encomendado pela TV Globo, o estudo está inscrito no sistema da Justiça Eleitoral com o código MG-09592/2022.
O levantamento anterior do instituto mostrou que o atual governador, Romeu Zema (Novo), pode ser reeleito já no primeiro turno. O candidato tem 40% das intenções de voto e seu adversário mais próximo, Alexandre Kalil (PSD), tem 22%.
Terça-feira (30): Ipec (Distrito Federal)
O instituto ouviu as preferências de 1.200 eleitores da capital federal, entre 24 e 30 de agosto, para a disputa ao governo distrital e ao Senado. O número de registro da pesquisa é o DF-03235/2022.
Há duas semanas, o candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), marcava 38% das intenções de votos. O segundo na corrida ao Palácio do Buriti é o ex-senador Paulo Octávio (PSD), com 9%, empatado tecnicamente com a senadora Leila do Vôlei (PDT), que tem 8%.
Terça-feira (30): Ipec (Pernambuco)
Serão entrevistados 1.200 eleitores pernambucanos sobre a eleição ao governo do estado e a uma vaga no Senado. A margem de erro estimada pelo Ipec para a pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos. O estudo está registrado com o número PE-09127/2022 no TSE.
A deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) lidera a corrida eleitoral pelo governo de Pernambuco, segundo a pesquisa mais recente do instituto.
Quarta-feira (31): Quaest (Brasil)
A nova rodada da série Genial/Quaest trará dados de entrevistas presenciais feitas de 25 a 28 de agosto com 2.000 eleitores. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo foi registrado no TSE com o número BR-00585/2022.
O levantamento anterior, divulgado pelo instituto de pesquisas em 17 de agosto, mostrou quadro de estabilidade nas intenções de voto dos principais candidatos.
Quarta-feira (31): Ipespe (Brasil)
A nova rodada da série XP/Ipespe também será divulgada na quarta-feira. Trará os dados de 2.000 entrevistas telefônicas feitas no período de 26 a 29 de agosto. A margem de erro é calculada em 2,2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95,45%. A sondagem está registrada no TSE sob o código BR-04347/2022.
O levantamento anterior do Ipespe, divulgado no fim de julho, mostrou Lula nove pontos percentuais à frente de Bolsonaro no primeiro turno, com placar de 44% a 35% a favor do petista.
Quarta-feira (31): Ipec (Mato Grosso)
Os resultados da pesquisa com 800 eleitores do Mato Grosso saem na quarta-feira. O Ipec fará entrevistas de 25 a 31 de agosto sobre as intenções de voto para governador e senador. A margem de é de três pontos percentuais e o número de registro no TSE é o MT-03831/2022.
Quarta-feira (31): Ipec (Mato Grosso do Sul)
Nos mesmos moldes da pesquisa no estado vizinho, a pesquisa no Mato Grosso do Sul irá considerar as opiniões de 800 eleitores com 16 anos ou mais. O levantamento está inscrito no sistema da Justiça Eleitoral com o código MS-06162/2022.
Quinta-feira (1°): Datafolha (Brasil)
A quarta e última pesquisa nacional da semana será divulgada na quinta-feira. Contratado pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo, o Datafolha ainda não havia registrado o novo levantamento até a última atualização desta reportagem.
O instituto registrou em sua pesquisa mais recente, há duas semanas, que o ex-presidente Lula venceria Bolsonaro em eventual segundo turno com 54% dos votos, contra 37% do candidato à reeleição.
Quinta-feira (1°): Datafolha (Rio de Janeiro)
Também está prevista para quinta-feira a divulgação de nova sondagem do Datafolha no Rio de Janeiro. O levantamento mais recente no estado mostrou que o Rio tem hoje concentração de votos nos candidatos apoiados por Bolsonaro (Cláudio Castro) e Lula (Marcelo Freixo). O candidato do PDT e que tem o apoio de Ciro Gomes, Rodrigo Neves, aparece na terceira posição.
Quinta-feira (1°): Datafolha (São Paulo)
Os impactos dos primeiros dias de propaganda eleitoral no eleitorado paulista serão revelados pelo Datafolha também na quinta-feira. A pesquisa não estava registrada junto ao TSE até a publicação desta reportagem.
A pesquisa feita há duas semanas pelo instituto indicava vitória de Haddad tanto em cenário hipotético de segundo turno contra Tarcísio quanto em uma disputa direta só com Rodrigo Garcia.
Quinta-feira (1°): Datafolha (Minas Gerais)
Também na quinta-feira o Datafolha divulga pesquisa da série Folha de S.Paulo/TV Globo em Minas Gerais. Na sondagem anterior o instituto registrou 47% de intenções de votos no candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) alcançando 23% das menções.
Quinta-feira (1°): Ipec (Ceará)
O Ipec divulgará na quinta-feira dados sobre a disputa para governador e senador pelo Ceará. Serão entrevistados 1.200 eleitores do estado entre 26 de agosto e 1° de setembro para o levantamento, que tem margem de erro estimada em três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95% e o número de registro no TSE é o CE-08708/2022.
Quinta-feira (2/09): Ipec (Alagoas)
Os dados das intenções de voto para governador alagoano serão conhecidos na quinta-feira. A pesquisa, que também vai aferir a preferência de 800 eleitores do estado em relação aos candidatos ao Senado, está registrada na Justiça Eleitoral sob o número AL-00838/2022. A margem de erro é estimada em três pontos percentuais.
Sexta-feira (2): Ipec (Rio Grande do Sul)
Os gaúchos também terão novidades na sexta-feira. Com uma amostra de 1.200 entrevistados pessoalmente, o Ipec vai atualizar o cenário para governo e Senado no Rio Grande do Sul. A margem de erro será de três pontos percentuais para mais ou menos, e a pesquisa está registrada com o númeroRS-07668/2022.
Na primeira rodada, Eduardo Leite (PSDB) liderava com 32%.
Sexta-feira (2): Ipec (Pará)
O Ipec também irá às ruas do Pará para colher opiniões sobre as eleições para o governo, Senado e Presidência. Serão entrevistadas 800 pessoas em suas residências entre os dias 27 de agosto e 02 de setembro, com margem de erro estimada em três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada com o número PA-04424/2022 e foi contratada pela Televisão Liberal.
Sexta-feira (2): Ipec (Espírito Santo)
O Ipec divulgará sua segunda rodada sobre as eleições no Espírito Santo. A pesquisa prevê entrevistar 800 pessoas entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro será de três pontos para mais ou menos. O levantamento está registrado no TSE com o número ES-02445/2022 e foi contratado pela TV Gazeta.
Na última pesquisa, divulgada em 17/08, Renato Casagrande (PSB) venceria as eleições no primeiro turno, com 52% dos votos.
Semana de 22 a 26 de agosto teve Exame/Ideia e pesquisas no Sul, Norte e Nordeste
A nova rodada da série Exame/Ideia mostrou vantagem de Lula entre as mulheres e junto ao eleitorado jovem. Bolsonaro registrou vantagem no Norte e no Nordeste do país. No quadro geral, o terceiro colocado na disputa é Ciro Gomes (PDT), com 9% das menções, enquanto Simone Tebet (MDB) tem 4%.
O Ipec divulgou na semana passada pesquisas para as disputas aos governos estaduais em Santa Catarina, Paraná, Amazonas, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Tocantins, Amapá, Rondônia, Goiás, Sergipe e Bahia. Os entrevistados também disseram em quem pretendem votar para o Senado. No Paraná, Alvaro Dias (Podemos) lidera a disputa com 35%, nove pontos à frente do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil).
Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem 54% das intenções de voto para governador e é seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo governador Rui Costa (PT), que marca 16%. Os dados são de pesquisa feita pelo Datafolha e que teve parte de sua divulgação censurada pela Justiça Eleitoral a pedido da coligação do candidato do Partido dos Trabalhadores. A decisão liminar que censurava trecho do levantamento foi revogada na quarta-feira. Os dados indicam que Lula é escolhido por 61% dos eleitores baianos, enquanto Bolsonaro é citado por 20% e Ciro Gomes, por 7%.