Desfile militar em 7/9 vai infernizar Copacabana
Foto: Marcos Corrêa / PR
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comentou, por rede social, que a realização do desfile militar de 7 de setembro em Copacabana, como anunciou o presidente Jair Bolsonaro durante participação das convenções nacional e estadual do Republicanos em São Paulo, “pressupõe uma logística bastante complexa’.
Segundo Paes, toda a infraestrutura é de responsabilidade da gestão municipal. “ A prefeitura disponibiliza arquibancadas, gradeamento e palanques que, por óbvio, demoram algum tempo para ser montados. A Avenida Atlântica, caso seja desejo se realizar lá o evento, apresenta alguns desafios. Não custa lembrar que os calçadões daquela avenida são tombados e que ali existe uma quantidade muito grande de moradores. Obviamente, desafios que podem ser superados desde que se tenha organização e planejamento e se permita modificações na estrutura tradicional do evento”, afirmou em post.
No sábado, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a realização de um desfile das Forças Armadas no Rio e disse que o ato militar será para defender a “liberdade”, a “transparência” e a “democracia”, a menos de um mês das eleições. No Rio de Janeiro, o desfile de 7 de setembro ocorre costumeiramente na avenida Presidente Vargas, uma das principais vias de acesso ao centro da capital fluminense.
As manifestações bolsonaristas que marcaram o 7 de setembro do ano passado foram realizadas em Brasília, onde houve aglomeração na Esplanada dos Ministérios e ameaça de invasão da Praça dos Três Poderes, e em São Paulo, na Avenida Paulista. Os eventos no Rio de Janeiro, em geral na zona sul, sempre atraíram menor público.
Paes declarou-se ontem “inteiramente à disposição do governo federal” para trabalhar em uma eventual mudança do desfile do centro da capital fluminense para a zona sul, na orla da praia de Copacabana, zona sul da cidade.
“Muitas pessoas têm me perguntado sobre o desfile militar do 7 de setembro em razão das declarações do senhor presidente sobre o local do evento. Quero reiterar aqui que a Prefeitura do Rio se sente honrada pelo fato de anualmente financiar a estrutura completa do evento”, afirmou o prefeito. “Reitero ainda que estamos inteiramente à disposição do governo federal para atender eventuais mudanças no local de realização do desfile”, afirmou.