Janones ajudará Lula a fortalecer suas redes

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Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

O pré-candidato à Presidência da República André Janones (Avante) vai levar a Lula mais do que uma lista de propostas para serem encampadas na reunião que deve selar sua desistência da corrida pelo Planalto em prol do ex-presidente, hoje, em São Paulo.

Recordista mundial de audiência no Facebook, o deputado federal por Minas Gerais vai sugerir a Lula estratégias para impulsionar o engajamento do ex-presidente nas redes sociais.

Janones, 38, sentará à mesa com o líder nas pesquisas com um diagnóstico detalhado dos pontos mais frágeis da presença digital da candidatura de Lula. O mineiro acha que melhorar a atuação do petista nas redes pode ser fundamental para a estratégia do PT de tentar ganhar a eleição no primeiro turno.

Embora tenha apenas 1% das intenções de voto segundo o último Datafolha, Janones tem métricas muito superiores às do petista na internet. Das 12 últimas publicações dos presidenciáveis em redes sociais, o candidato do Avante foi quem teve a melhor audiência em nove.

Uma live de Janones sobre o Auxílio Brasil no último dia 12, por exemplo, teve 723 mil reações. O post mais popular de Lula, em comparação, teve 135 mil.

Janones bateu o recorde mundial em audiência no Facebook por ter feito uma live sobre auxílio emergencial em 2020 que foi assistida por mais de 3 milhões de pessoas.

“Eu consigo atrair as pessoas e gero engajamento porque o público apoia minhas ideias, mas não cresço nas pesquisas porque as pessoas entendem que não tenho chance de ganhar. Com Lula, essa barreira não existiria. Turbinar o desempenho dele nas redes pode ajudá-lo a conseguir a vitória no primeiro turno”, diz Janores.

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O principal conselho do mineiro ao petista será personalizar a comunicação de acordo com a rede. Hoje, a equipe de Lula costuma distribuir conteúdos idênticos ou muito similares entre todas as plataformas.

“Cada rede tem a sua linguagem e seu algoritmo. Existe um formato próprio da plataforma, acompanhado de um linguajar, horários e ângulos específicos”, explicou Janones à equipe do blog. “Esse seria meu primeiro conselho. Não funciona replicar um post do Facebook no Twitter, Instagram, TikTok e Kwai”.

Janones também dirá a Lula que os esforços deverão se concentrar no Facebook, frequentado principalmente por brasileiros das classes C, D e E – eleitores que ainda podem sofrer o impacto do aumento do Auxílio Brasil a ser pago por Bolsonaro e trocar de voto. Segundo o Datafolha, 62% dos eleitores estão presentes na rede social.

Impressionou o deputado um dado do levantamento da Quaest divulgado na última quarta-feira, segundo o qual Lula caiu dez pontos percentuais entre beneficiários do Auxílio Brasil, que aumentou de R$ 400 para R$ 600 no último mês.

Segundo o candidato do Avante, uma das formas de melhorar o engajamento nas redes é adotar uma comunicação direta, intimista e espontânea, mais parecida com o que já faz Jair Bolsonaro e mais distante dos roteiros de grandes campanhas. Ele afirma que esse formato pasteurizado e bem acabado afasta o eleitorado e não se adequa ao algoritmo das principais plataformas.

Por isso, o candidato arrisca dizer que, caso acolha seu conselho, Lula pode inclusive conquistar votos que hoje estão com Bolsonaro, o que ampliaria suas chances de vitória já no primeiro turno.

Emissários do petista fizeram chegar ao presidenciável do Avante que seu know-how sobre mídias sociais seria uma importante contribuição para a campanha do PT. Lula, que recebeu ontem o apoio do Pros e deve ser endossado por Janones nesta quinta, trabalha para diminuir a seara de presidenciáveis para liquidar a fatura em 2 de outubro.

O Globo