Lula salva Dilma de assédio no TSE

Sem categoria

Foto: Evaristo Sa/AFP

Um dos momentos mais tensos da posse de Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral foi quando o ex-presidente Lula, após cumprimentar o magistrado, teve que atravessar o salão nobre da corte para encontrar uma saída.

Acompanhado da também ex-presidente Dilma Rousseff, Lula ficou cercado de jornalistas e convidados ao tentar, primeiro, sair pela direita, que não tinha uma porta de emergência. A própria equipe do líder petista não sabia como escapar do caos instalado naquele momento, no subsolo do TSE. E, com Lula, é mais difícil mesmo sair pela direita.

Seguindo então pela esquerda – a única alternativa que havia naquele momento -, o petista não quis responder a pergunta da coluna sobre o forte recado dado para Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes na hora do discurso – momento em que o atual presidente ficou paralisado e os convidados aplaudiram de pé seu desafeto na corte.

O ex-presidente que fez a pergunta, contudo, com um sorriso fácil no rosto: “onde é a saída?”. Após isso, como você pode ver no vídeo gravado pela coluna, leitor, Lula percebe que havia se perdido de Dilma Rousseff e que a ex-presidente estava separada por parte da multidão que o cercava.

Lula para de caminhar, procura a ex-presidente que o sucedeu na presidência em 2011 e – só depois – volta a procurar onde é a saída. É possível perceber o momento em que o petista “pega Dilma pelo braço” e a traz para perto. Só aí, Lula – como bom cavalheiro – segue para a saída que teve de tudo – até empurra-empurra entre seguranças e jornalistas.

Veja