Zema, ACM Neto e Ratinho Jr. fugiram do debate
Favoritos em seus estados, todos grandes colégios eleitorais, três governadores acharam por bem não irem ao primeiro debate promovido pela Band no domingo, 7 – e, claro, apanharam muito por isso, tanto dos adversários quanto nas redes sociais.
O mais inesperado furo veio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que havia confirmado presença e até enviou assessores para o sorteio das perguntas, mas desistiu em comunicado enviado à Band uma hora antes do início do debate. Segundo a emissora, ele alegou uma indisposição. Zema lidera a disputa no estado, segundo maior colégio eleitoral do país, com 44% das intenções de voto, de acordo com o instituto Real Time Big Data. No debate, foi o alvo principal de Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL).
Na Bahia, quarto maior colégio eleitoral do país, quem não compareceu foi o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que apontou a impossibilidade em razão de “uma extensa agenda de campanha” no domingo. Líder da corrida eleitoral, com 56% das intenções de voto, segundo o Real Time Big Data de Julho, ele virou o alvo dos adversários Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kléber Rosa (PSOL).
No Paraná, sexto maior colégio eleitoral, o governador Ratinho Jr. (PSD), que é líder na eleição para o governo com 43%, segundo o Real Time Big Data, também não foi e alegou o mesmo motivo de ACM Neto: agenda de campanha. Como esperado, ele foi bastante atacado por Roberto Requião (PT), seu principal adversário, e outros sete candidatos que compareceram. O debate da Band ocorreu em nove estados e no Distrito Federal.
Veja