Atos pró-governo terão esquema de segurança

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Minervino Junior/CB

A Esplanada dos Ministérios foi fechada às pressas, ontem, devido à chegada de caravanas que participarão de manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no 7 de Setembro. Os apoiadores do chefe do Executivo, candidato à reeleição, chegaram em caminhões, ônibus e outros veículos pintados de verde e amarelo. Com bandeiras pró-governo, eles circularam pela área central de Brasília e fizeram buzinaço.

Caminhoneiros tentaram acessar a Esplanada, mas foram impedidos por viaturas policiais. Por causa das investidas, o fechamento do local, que ocorreria às 23h59 de ontem, foi antecipado para as 20h. No ano passado, a chegada das caravanas ocorreu em 6 de setembro, e os caminhoneiros conseguiram entrar na Esplanada.

“Um grupo de caminhoneiros que se dirigia à região foi orientado, na altura da Rodoviária do Plano Piloto, da impossibilidade de acessar e permanecer no local, por questões de segurança”, informou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em nota. “O grupo seguiu, de forma pacífica, sentido Eixão Sul. A SSP destaca que, assim como em todos os eventos e manifestações na Esplanada, conforme protocolo, por questão de segurança do público, não é permitida a circulação de veículos e pessoas no mesmo local”, acrescenta o comunicado.

Ao Correio, a SSP-DF informou que ao menos 10 grupos pró-Bolsonaro participarão das manifestações de rua em Brasília, sendo que oito desses estarão na Esplanada, como o “Brasil unido pelo presidente”, “Manifestação em defesa da liberdade e eleições transparentes”, “Ato público com oração pelo Brasil”, “Manifestação em defesa da democracia e liberdade” e “Movimento Brasil Verde e Amarelo”, entre outros. A convocação de apoiadores foi feita diversas vezes por Bolsonaro, que pretende fazer uma demonstração de força política.

esplanada

A segurança é uma das preocupações para as comemorações do 7 de Setembro em Brasília, justamente porque, além do desfile cívico-militar do Dia da Independência, que reunirá milhares de pessoas, haverá as manifestações de bolsonaristas. Órgãos locais e federais atuarão de forma integrada para garantir a proteção do público.

Os atos pró-governo estão previstos para as 13h, na Esplanada, após o término do desfile. Manifestações contra Bolsonaro, se confirmadas, ocorrerão na área do estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. O local também receberá reforço de policiamento.

A região da Esplanada vai contar com forte esquema de segurança. A Força Nacional foi convocada pelo governo federal para participar das ações. Os agentes devem, inicialmente, se limitar a proteger o Palácio da Justiça e os anexos I e II, segundo o documento publicado no Diário Oficial da União de ontem. A autorização foi assinada pelo ministro da Justiça, Anderson Torres.

A PMDF também reforçará o policiamento em toda região central de Brasília, com atenção especial para o dia do desfile. Haverá linhas de revista em vários pontos de acesso à Esplanada. “O público que for acessar a região da Esplanada dos Ministérios passará pelas linhas de revista da Polícia Militar, procedimento essencial para a segurança do público e do evento”, explicou o chefe do Departamento Operacional da corporação, coronel Naime. “Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é o uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada”, acrescentou. As unidades especializadas da corporação — como cavalaria, BPCães, BPChoque e Bope — darão apoio à operação, posicionados em locais estratégicos.

Além do efetivo envolvido no local dos atos, a supervisão das áreas será feita por meio das câmeras de videomonitoramento e drones, com acompanhamento de redes sociais, entre outros. As imagens e informações serão enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).

O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e o das Relações Exteriores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) — um dos alvos de críticas de bolsonaristas (leia reportagem abaixo) — serão protegidos com gradis e pelo policiamento. Além do reforço da PM, os prédios públicos terão segurança própria.

De acordo com a SSP-DF, a corporação estará de prontidão para atuar com policiamento ostensivo especializado, como o choque, montado e aéreo, em casos de distúrbios e tentativas de invasão a prédios públicos.

Correio Braziliense