Bolsonaristas baixam o nível em Londres

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Uchoa

O segundo dia do presidente Jair Bolsonaro em Londres foi marcado por incidentes entre seus apoiadores, a imprensa, manifestantes contrários e um cidadão britânico.

Um brasileiro que mora em Londres entrou em atrito com o pastor Silas Malafaia e um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro, em frente à residência do embaixador do Brasil na capital inglesa. Ao ouvir gritos de “mito, mito, mito”, Helio da Cruz dos Santos rebateu e disse: “Mito é Jesus.”

Nesse momento, Malafaia, convidado a integrar a comitiva oficial do governo brasileiro, falava aos apoiadores. Santos, que vive em Londres há 21 anos, confrontou o pastor dizendo que a igreja hoje é “parcial”. Malafaia saiu de perto e falou “bobalhão”.

“O senhor está sendo parcial. É isso que a igreja tem se tornado: palanque eleitoral”, gritou Santos. Os apoiadores de Bolsonaro reagiram, gritando para que ele saísse dali, além de gritos como “vai para Cuba, Venezuela”.

Policiais britânicos acompanharam o episódio. A residência do embaixador do Brasil é próxima ao Hyde Park, onde uma multidão se reuniu para ver o funeral em telão. Nesse momento, o cidadão britânico Chris Harvey passou e pediu respeito ao luto pela rainha. Novamente, apoiadores de Bolsonaro se irritaram e pediram que ele fosse embora.

Pouco depois, após participar da cerimônia, Bolsonaro deixou a residência oficial. Houve reforço policial. O presidente parou para conversar com apoiadores. Hélio dos Santos seguiu com gritos de protesto, mas não houve resposta por parte do presidente.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ainda cercaram e hostilizaram uma equipe da BBC Brasil que estava nas proximidades da residência do embaixador brasileiro em Londres para cobrir a passagem do mandatário pela capital britânica.

Durante vários minutos, eles cercaram e filmaram uma repórter e seu cinegrafista, insultando-os, chamando-os de “comunistas”, “BBC fake news” e “lixo”.

Um dos bolsonaristas chegou a dizer que a BBC, uma emissora estatal do Reino Unido, não era “bem-vinda” em Londres. “Lixo, lixo. Vocês não é [sic] bem-vindo. Não sei o que vocês estão fazendo aqui. Vocês não é bem-vindo [sic] aqui.” A filmagem foi reproduzida por diversos canais e contas de bolsonaristas. Um deles, Paulo Figueiredo, comentarista da Jovem Pan News, celebrou o assédio aos jornalistas da BBC.

Um dos assediadores é o blogueiro Rodrigo Nascimento, do canal Viver em Londres, que horas antes havia entrevistado Bolsonaro na residência oficial.

Na entrevista, Bolsonaro disse que “qualquer resultado diferente” de uma vitória sua em primeiro turno mostra “obviamente que algo de errado aconteceu”, afirmou. “É inaceitável disputar uma eleição sob o manto da desconfiança no Brasil”, disse.

Bolsonaro vem questionando desde o início de seu mandato, sem provas, a confiabilidade das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro. As acusações infundadas vêm se intensificando no último ano, com a proximidade das eleições.

Valor Econômico