
Campanha de Lula no Sul terá mega segurança
Foto: Michael Dantas/AFP
A estrutura de segurança em torno de Lula em sua viagem pelas capitais da região Sul, a partir de sexta-feira, será a mais reforçada de toda sua campanha eleitoral.
A equipe da Polícia Federal prepara um esquema amplo de proteção, com membros da unidade de elite da corporação treinada para situações de alto risco, o chamado Comando de Operações Táticas (COT). A ação vai incluir ainda o uso de drones para detectar ameaças e snipers em pontos estratégicos. Além disso, estarão presentes os policiais que integram a equipe fixa de segurança do petista na PF, coordenada pelo delegado Andrei Passos. Haverá também o reforço da Polícia Militar de todos os estados.
Um dos motivos que fizeram a PF reforçar ainda mais a segurança de Lula na passagem pelo Sul foram os episódios de violência política que já aconteceram envolvendo a própria campanha petista. Em 2018, dois ônibus que faziam parte de uma caravana da pré-campanha de Lula foram atingidos por tiros de armas de fogo quando passavam pelo Paraná.
Até hoje a investigação não apontou culpados. Há dois meses, um militante do PT foi assassinado em Foz do Iguaçu, também no Paraná, por um apoiador do presidente Bolsonaro.
A região Sul é a última visitada por Lula em sua campanha. Ele estará na sexta em Porto Alegre, no sábado em Curitiba e no domingo em Florianópolis. Em todas as cidades, participará de comícios de rua.