Candidatos nanicos à Presidência apostam em… voto útil (?)

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A menos de uma semana para o primeiro turno das eleições 2022, os candidatos sem tempo de televisão e rádio investem nas redes sociais para conquistar o eleitorado e estimular o voto útil. Com menos de 1% nas pesquisas, Vera Lúcia (PSTU), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC) priorizam o Twitter e o Instagram em tentativa de alavancar a campanha.

Para ter direito a tempo de propaganda no sistema nacional de rádio e televisão, o partido político do candidato precisa ter obtido, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 2% dos votos válidos na última eleição, distribuídos em pelo menos 9 estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um; ou eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos 9 estados.

A candidata Vera Lúcia realiza lives diariamente no Instagram e no YouTube. Nas ocasiões, ela incentiva o voto útil e compartilha seus eventos de campanha eleitoral. Já no Twitter, além do cotidiano, a candidata com seis mil seguidores apresenta as suas propostas e convida os eleitores a conhecerem o seu plano de governo.

A campanha de Vera também tem um grupo no Telegram, onde compartilha matérias sobre a história da legenda, as atividades da candidata e a defesa da independência das classes e um salário justo aos trabalhadores.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vera (@vera_pstu)

 

A candidata fez críticas em suas redes sociais direcionadas tanto a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Sofia tem presença diária no Twitter, onde tem 41 mil seguidores, no Instagram e no Telegram.

Assim como Vera Lucia, ela foca no voto útil e pede que os eleitores confiem nos seus projetos e propostas. Em vídeos publicados no Instagram, a candidata destaca o debate em torno da educação e o investimento em infraestrutura.

 

 

Nas redes sociais, o postulante do UP à Presidência apresenta o dia a dia da sua campanha eleitoral e defende a participação de candidatos negros nos debates e entrevistas das grandes emissoras brasileiras.

Além das reivindicações publicadas nas plataformas, Léo Péricles afirma que, caso seja eleito, o seu governo irá investir em quatro áreas principais: saúde, educação, saneamento básico e moradia.

 

 

Na reta final das eleições, o Constituinte Eymael foca, principalmente, em conquistar o eleitorado por meio da sua conta no Instagram e um canal no Telegram. Nas publicações, o candidato reafirma o seu compromisso com os valores da família e o combate à corrupção.

O candidato do DC defende nas redes sociais o voto útil e o acesso da população à saúde, à educação e à igualdade de oportunidade.

 

Metrópoles