Clube de tiro consegue censurar jornal

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou, nesta terça-feira, uma nota em que repudia a censura ao jornal O Estado de S. Paulo. No último dia 25 de agosto, o desembargadorJorge Alberto Schreiner Pestana, do Rio Grande do Sul, revisou uma decisão de primeira instância e impôs que o veículo retirasse de seu site uma reportagem que tratava do repasse de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para um clube de tiro.

“A ANJ considera que a determinação é um desrespeito à Constituição, que não admite censura à imprensa, e espera que a decisão seja revista o quanto antes”, afirma o texto em que a entidade “protesta com veemência” por conta do episódio. A ANJ cobra ainda que “os leitores tenham restabelecido o seu direito à informação”.

Na página onde constava a reportagem, cujo endereço ainda remete ao título original — “Dinheiro do BNDES foi parar em loja de venda de armas; uso é ilegal” —, o jornal traz, agora, a mensagem “conteúdo retirado do Estadão por decisão judicial”. O veículo comunica ainda que recorreu da medida.

Veja, abaixo, a íntegra da nota divulgada pela ANJ:

“A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protesta com veemência contra a decisão da Justiça do Rio Grande do Sul que determinou ao jornal O Estado de S. Paulo a retirada de seu site de uma reportagem sobre o uso de dinheiro do BNDES por um clube de tiro.

Em decisão monocrática de 25 de agosto, o desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana revisou a decisão em primeira instância que negara a exclusão da reportagem e determinou a sua supressão.

A ANJ considera que a determinação é um desrespeito à Constituição, que não admite censura à imprensa, e espera que a decisão seja revista o quanto antes, de modo que os leitores tenham restabelecido o seu direito à informação.

Brasília, 6 de setembro de 2022

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS – ANJ”

O Globo