Empresário que já ameaçou Lula volta à carga

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo identificou o homem gravado lambendo o cano de uma arma de fogo e pedindo para o presidente Jair Bolsonaro ‘dar um golpe’ como sendo o empresário José Sabatini, de 71 anos. Ele é o mesmo que foi investigado por ameaçar o ex-presidente Lula em um vídeo divulgado em 2021.

O 3º Distrito Policial (DP), Campos Elíseos, investiga o bolsonarista pelo porte da arma de fogo exibida no vídeo. A polícia busca agora identificar a data e o local exato da filmagem. Pela análise das imagens, eles acreditam que a gravação tenha sido feita no centro de São Paulo.

— Recebemos denúncias de pessoas da região que ele se apresenta portando uma arma de fogo, que aparenta ser calibre 12. Vamos fazer diligências para ver se ele tem armas registradas junto a PF e vamos checar com o Exército se ele é CAC — explica o delegado Roberto Monteiro ao indicar os próximos passos das investigações.

Segundo a Polícia Civil, Sabatini tem pelo menos duas passagens anteriores na Justiça por conta de tentativas de homicídio em 1998 e 2005.

No vídeo, que viralizou na quarta-feira, o empresário aparece lambendo o cano de uma arma de fogo e caminhando pelas ruas com uma espingarda sob o braço:

— Bolsonaro, tamo junto aí na luta. Vou mandar um recado para você. É uma ordem que eu estou te dando. Na hora que colocar a faixa de vencedor nas eleições, você vai dar um golpe no Supremo e no Congresso. O golpe vai ser esse: eles vão ter de seguir a Constituição — diz o idoso na gravação.

 

Em 2021, Sabatini foi investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) após um vídeo em que ele aparecia fazendo ameaças a Lula começar a circular nas redes sociais.

Nesta gravação, feita após o Supremo Tribunal Federal anular as condenações do ex-presidente, ele dá tiros em alvos e, dirigindo ao petista, diz que ele “vai ter problema”.

O empresário não chegou a ser indiciado pela polícia pelo episódio, mas teve duas armas, que estavam em sua casa, apreendidas. Atualmente, ele responde a um processo de injúria movido por Lula.

O Globo