Lula dispara no Sudeste, diz pesquisa

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel Schincariol/AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dez pontos percentuais de vantagem em relação ao candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), entre os eleitores do Sudeste. Na região mais populosa do país, o petista tem 42% das intenções de voto no primeiro turno, contra 32% do adversário. Há uma semana, Lula marcava 41% no Sudeste. Bolsonaro era escolhido por 30%. Houve, portanto, variação dentro da margem de erro.

Os dados são da nova pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira pela TV Globo. Levantamentos feitos na semana passada mostraram sinais distintos sobre a disputa presidencial no Sudeste. Enquanto Datafolha e o próprio Ipec mostraram Lula à frente, a Quaest captou empate técnico entre o petista e Bolsonaro.

O Sudeste abriga quatro de cada dez brasileiros aptos a votar em outubro e é uma região-chave para a eleição. Nesta segunda-feira, três dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas cumpriram agenda na região. Lula e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) estiveram em São Paulo. A senadora Simone Tebet (MDB) participou de ato de campanha em Minas Gerais. Já Bolsonaro permaneceu em Brasília.

O novo levantamento do Ipec também mostra equilíbrio nas regiões Norte e Centro-Oeste. Lula agora está numericamente à frente, com 40% das intenções de voto nessas regiões, enquanto Bolsonaro tem 39%. No início da semana passada, 35% escolhiam o ex-presidente e 40%, o atual.

Também há equilíbrio no Sul do país, onde os dois líderes da corrida presidencial também estão em situação de empate técnico. Bolsonaro é citado por 41% dos sulistas, já Lula atinge 36% das intenções de voto. Vantagem numérica para Bolsonaro, mas dentro da margem de erro de seis pontos para esse segmento.

A maior disparidade entre a preferência dos eleitores por Lula e Bolsonaro está no Nordeste. Na região, o petista é escolhido por mais da metade da população apta a votar (61%), enquanto Bolsonaro aparece como escolha de 22%.

A quarta rodada da série de pesquisas do Ipec contratadas pela TV Globo ouviu 2.512 eleitores entre 9 e 11 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022.

O Globo