
Lula e Bolsonaro estarão no debate da Globo
Foto: Arte / Agência O Globo
Terminou há pouco a reunião dos representantes dos sete candidatos a presidente que estarão no debate da Globo, na noite do dia 29 de setembro. O embate será protagonizado por Lula, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Ciro Gomes, Padre Kelman (PTB), Soraia Thronicke (União Brasil) e Felipe d’Avila (Novo).
É um confronto que deve ser decisivo para a eleição. Tanto pela proximidade do dia da eleição, quanto pela audiência que terá. Pode ser a oportunidade de Lula liquidar a fatura no primeiro turno — e essa é a expectativa dos petistas. Assim como pode ser a última chance de Jair Bolsonaro tentar virar o jogo. Ciro Gomes e Simone Tebet terão também uma audiência inédita nesta campanha para buscar o mesmo objetivo: não serem tragados pelo voto útil, fator que estará rondando todas as discussões às vésperas do pleito.
O debate começará às 22h30, logo depois de “Pantanal” e será realizado nos Estúdios Globo. Serão quatro blocos: dois com temas livres, candidatos perguntando para candidatos, e dois com temas determinados (e que serão sorteados na hora) pela produção do programa. As perguntas deverão ser feitas em 30 segundos e com mais um minuto de réplica. O candidato escolhido para responder terá que fazê-lo em três minutos entre resposta e tréplica.
Ao final, os sete candidatos terão a chance de fazer suas últimas considerações pelo tempo de 90 segundos. Por sorteio foi definido que os dois últimos a falar serão justamente os líderes nas pesquisas: Lula e Bolsonaro, nesta ordem. Os dois, aliás, não ficarão lado a lado no estúdio.
E se alguém faltar ao debate? Ficou acordado que neste caso o seu lugar permanecerá vazio, mas devidamente identificado com uma placa. com uma placa que o identifique pelo nome. O candidato faltoso poderá ser alvo de perguntas.
Os representantes dos sete candidatos assinaram um documento aceitando as regras do programa.
Em cada bloco, cada candidato terá direito de fazer uma pergunta.