Movimento evangélico ataca religiões afro

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Gonzalez/Ag. O Globo

Entre líderes de 255 terreiros de matriz africana espalhados Brasil afora, 78,4% afirmam que integrantes de suas comunidades já foram alvo de violência causada pela intolerância religiosa (ou de racismo religioso). É o que mostra um relatório inédito, com dados coletados este ano, que a Renafro (Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde) e a Ilê Omolu Oxum lançam nesta sexta.

O levantamento indica que, entre pais e mães de santo consultados na pesquisa, 91,76% afirmou ter ouvido relatos de adeptos que sofreram preconceito por causa da religião. Ainda segundo eles, 57,65% de casos do tipo aconteceram longe dos olhos dessas lideranças. E também das autoridades: 68,63% dos representantes de terreiros desconhecem delegacias locais preparadas para combater discriminação dessa seara. E 45,5% desconhece a possibilidade de acolhimento via Disque-Denúncia.

Há ainda dados as burocracias desses templos (61,4% estão documentados junto às autoridades) e a presença institucional deles na internet (31% não a utiliza como meio de comunicação). A íntegra do documento foi divulgada pelas entidades com advogados, estudantes de direito e juristas numa iniciativa online de capacitação para o combate à intolerância via Judiciário.

O Globo