OEA chega ao Brasil para acompanhar eleições

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló – 27.jun.22/Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, nesta segunda-feira (26), o chefe da missão da OEA (Organização dos Estados Americanos), Rubén Ramírez Lezcano.

O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, e ocorre a menos de uma semana do primeiro do turno. A jornalistas no local, Lezcano contou que conversará com todos os presidenciáveis e com representantes de instituições brasileiras.

Ele tem agenda com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, às 17h desta segunda-feira. Com o primeiro colocado nas pesquisas, Lula (PT), a delegação está fechando agenda ainda.

“Nossa missão é absolutamente de observação, no respeito da institucionalidade do Brasil, promovendo a participação do cidadão brasileiro. Então, nós estaremos aqui fazendo relatório preliminar no primeiro turno”, disse Lezcano.

Ex-chanceler do Paraguai, o chefe da missão evitou comentar sobre a reunião com Bolsonaro, que questiona a lisura do sistema eleitoral brasileiro.

Segundo contou, os especialistas da OEA são de 17 nacionalidades e estarão presentes em 15 estados e no Distrito Federal. Além disso, também acompanhará o pleito em Porto (Portugal), Miami (EUA) e Washington (EUA).

Folha