The Economist diz que Bolsonaro tentará golpe

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A nova edição da revista britânica The Economist lança seu ataque mais forte ao presidente Jair Bolsonaro, com a manchete “O homem que seria Trump”. Mais o destaque, logo abaixo, “Bolsonaro prepara sua Grande Mentira no Brasil”, sobre o apelido dado ao esforço, por Donald Trump, de afirmar que venceu Joe Biden.

Nos enunciados internos do editorial que sustenta a nova capa, “Ganhando ou perdendo, Jair Bolsonaro representa uma ameaça à democracia brasileira” e Todos os sinais são de que ele vai perder uma eleição e dizer que ganhou”.

Ao que parece, a mensagem tem dois alvos principais, o governo americano e os militares brasileiros: “Serão algumas semanas tensas e perigosas. Outros países deveriam apoiar publicamente a democracia brasileira, e discretamente deixar claro para os militares brasileiros que qualquer coisa parecida com um golpe faria do Brasil um pária”.

Sobre Lula, o editorial diz que “ele está longe de ser o candidato ideal, mas está dentro do campo do normal —e é um defensor da democracia. Bolsonaro, por instinto, não é”.

Em reportagem, a revista acrescenta que “Bolsonaro está prestes a perder a eleição. Ele não vai sair em silêncio”.

Folha