Auditoria do TCU revela zero problemas nas urnas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leo Martins

O TCU publicará até sexta-feira um painel com a auditoria que fez em 2.851 mil boletins de urnas eletrônicas usadas no primeiro turno que foram fiscalizadas até agora pelo tribunal — de um total de 4.161 sorteadas para serem examinadas. Eis a conclusão: a discrepância entre o resultado divulgado pelo TSE depois da eleição e o da auditoria foi igual a zero.

O trabalho dos técnicos do TCU está sendo o de verificar se as informações impressas nos boletins de de 4.161 urnas, que foram sorteadas aleatoriamente pelo tribunal, estão idênticas àquelas computadas pelo TSE.

No material que será tornado público, constarão os boletins de cada urna.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa continua se negando a divulgar o resultado da fiscalização e checagem das urnas que a pasta fez . Sabe-se que nenhuma irregularidade foi encontrada. Mas por pressão de Jair Bolsonaro, o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, já avisou a Alexandre de Moraes, que pediu formalmente os relatórios feitos, que só os entregará em janeiro.

Mais: o próprio Bolsonaro voltou a pôr dúvidas em relação às urnas numa entrevista no fim de semana. Falando ao canal no YouTube do jornalista conservador americano Ben Shapiro, disse:

— Eles (os militares) me dizem ser impossível dar um selo de credibilidade ainda às muitas vulnerabilidades que o sistema apresenta.

O Globo