Biden resolve intensificar apoio a Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mandel Ngan – 31.out.22/AFP

O presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou na tarde desta segunda-feira (31) para parabenizar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória de domingo (30) na eleição presidencial brasileira.

Segundo comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden “elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após eleições livres, justas e confiáveis.”

“Os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil e se comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns, incluindo o combate às mudanças climáticas, a segurança alimentar, a promoção da inclusão e da democracia e gestão da imigração regional”, disse a Presidência americana, em nota.

Biden foi um dos primeiros líderes a parabenizar Lula após a confirmação da vitória pelo Tribunal Superior Eleitoral. A Casa Branca disparou comunicado à imprensa às 21h33 de domingo, pouco mais de meia hora após a confirmação oficial. Quando Biden foi eleito presidente dos EUA, em 2020, Jair Bolsonaro (PL), candidato derrotado nesta eleição, demorou 38 dias para parabenizar o americano.

Apoiador contumaz do ex-presidente Donald Trump, Bolsonaro ecoou alegações de fraude na eleição americana foi o último líder do G20 a reconhecer a vitória do democrata. Biden e Bolsonaro nunca se falaram por telefone e só se reuniram uma vez ao longo de quase dois anos.

A avaliação em Washington é a de que um reconhecimento rápido por parte da Casa Branca da vitória de Lula deixa claro que Bolsonaro não terá apoio internacional caso conteste o resultado das urnas. A capital americana vive ainda hoje sob o trauma do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro 2021, quando uma multidão insuflada pelo ex-presidente Donald Trump invadiu a sede do Congresso para impedir a confirmação da vitória de Biden na eleição.

Folha