Boné de Lula bomba no Google
Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo
Fake news sobre o boné que Lula vestiu no Complexo do Alemão fomentaram forte onda de buscas pelos termos “boné de Lula, Complexo do Alemão”. Com isso, as pessoas descobriram que Lula ganhou o boné de ativistas respeitados nas comunidades e que nada têm que ver com o tráfico. Ou seja, quiseram sabotar Lula e acabaram ajudando.
****************************************************************************************************************
Após o candidato à Presidência do PT Luiz Inácio Lula da Silva usar um boné com a sigla ‘CPX’ durante agenda no Complexo do Alemão nesta quarta-feira, as buscas pelo significado do termo aumentaram de forma repentina. Imagens do presidente com o acessório viralizaram nas redes sociais e foram usadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro para divulgar desinformação relacionando a sigla com a palavra ‘cupincha’, que significa parceiro e que, segundo eles, seria usada por integrantes de facções criminosas.
Dados do Google mostram que as buscas pelo termo ‘CPX’ foram as que mais cresceram dentro da plataforma nas últimas horas, com o aumento do volume de pesquisas ultrapassando os 5.000%. A sila é a abreviatura da palavra Complexo e é usada com frequência para se referir à região do Complexo do Alemão, inclusive pela Polícia Militar.
O comando da UPP Vila Cruzeiro, Cpx da Penha, informa que houve um curto-circuito no ar-condicionado de um dos alojamentos (+)#TodosBem pic.twitter.com/cFIf7MeCiZ
— @pmerj (@PMERJ) January 11, 2017
Apoiadores de Jair Bolsonaro usaram o boné para criar fake news relacionando o petista com o tráfico de drogas. Diversos perfis divulgaram uma foto de Bolsonaro usando um boné da Polícia Rodoviária Federal (PRF), alegando que ao contrário do adversário, o presidente é ligado a instituição que apreende drogas dos “cupinchas”.
E você veste qual boné?
tá muito fácil escolher o boné que me representa!
💚💛2️⃣2️⃣ pic.twitter.com/jpj3nB5JKs— Gisele🇧🇷2️⃣2️⃣ do Vigor 🎓🕵♀️🇧🇷 (@GiseleNatural) October 13, 2022
A polêmica repercutiu também nas redes sociais. O humorista Marcelo Adnet comentou em seu Twitter, ressaltando que o termo cupincha não se escreve com X.
O bolsonarismo é fascinante. Conseguiram enxergar a palavra “cupincha”, que sequer é usada no Rio, na sigla CPX, que é largamente usada e sabemos ser de “complexo”. Além de desprezo pelos mais pobres e desconhecimento, cupincha é com ch, exemplo de uso:
CUPINCHA DE MILICIANO— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) October 13, 2022
O fundador do Voz das Comunidades Rene Silva, que deu o boné para Lula e acompanhou o ex-presidente na visita ao Complexo, pediu ajuda para desmentira a fake news relacionada ao boné de Lula.
É importante que as pessoas de favela que estão pensando ainda em votar no Bolsonaro, saibam que eles não gostam de pobre e moradores de favelas! Criar uma Faks News sobre o boné CPX que é abreviação de COMPLEXO pra dizer que é associado ao tráfico, é criminoso demais. pic.twitter.com/1hpOUEf5yK
— Rene Silva 🇧🇷 CPX (@eurenesilva) October 13, 2022
Veja outras siglas:
CDD – Cidade de Deus (comunidade do Rio de Janeiro)
BXD – Baixada (região do Rio do Janeiro)
PPG – Pavão-Pavãozinho e Galo (comunidade do Rio de Janeiro)
KGL – Catete, Glória e Lapa (bairros do Rio de Janeiro)
TTK – Catete (bairro do Rio de Janeiro)
VDG – Vidigal (comunidade do Rio de Janeiro)
PU – Parque União (comunidade dentro do Complexo da Maré)
VP – Vila da Penha (bairro do Rio de Janeiro)
VJ – Vila do João (comunidade dentro do Complexo da Maré)
BS – Baixa do Sapateiro (comunidade dentro do Complexo da Maré)
Jaca – Jacaré (comunidade do Rio de Janeiro)