Boné de Lula bomba no Google

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

Fake news sobre o boné que Lula vestiu no Complexo do Alemão fomentaram forte onda de buscas pelos termos “boné de Lula, Complexo do Alemão”. Com isso, as pessoas descobriram que Lula ganhou o boné de ativistas respeitados nas comunidades e que nada têm que ver com o tráfico. Ou seja, quiseram sabotar Lula e acabaram ajudando.

****************************************************************************************************************

Após o candidato à Presidência do PT Luiz Inácio Lula da Silva usar um boné com a sigla ‘CPX’ durante agenda no Complexo do Alemão nesta quarta-feira, as buscas pelo significado do termo aumentaram de forma repentina. Imagens do presidente com o acessório viralizaram nas redes sociais e foram usadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro para divulgar desinformação relacionando a sigla com a palavra ‘cupincha’, que significa parceiro e que, segundo eles, seria usada por integrantes de facções criminosas.

Dados do Google mostram que as buscas pelo termo ‘CPX’ foram as que mais cresceram dentro da plataforma nas últimas horas, com o aumento do volume de pesquisas ultrapassando os 5.000%. A sila é a abreviatura da palavra Complexo e é usada com frequência para se referir à região do Complexo do Alemão, inclusive pela Polícia Militar.

 

Apoiadores de Jair Bolsonaro usaram o boné para criar fake news relacionando o petista com o tráfico de drogas. Diversos perfis divulgaram uma foto de Bolsonaro usando um boné da Polícia Rodoviária Federal (PRF), alegando que ao contrário do adversário, o presidente é ligado a instituição que apreende drogas dos “cupinchas”.

 

A polêmica repercutiu também nas redes sociais. O humorista Marcelo Adnet comentou em seu Twitter, ressaltando que o termo cupincha não se escreve com X.

O fundador do Voz das Comunidades Rene Silva, que deu o boné para Lula e acompanhou o ex-presidente na visita ao Complexo, pediu ajuda para desmentira a fake news relacionada ao boné de Lula.

 

Veja outras siglas:
CDD – Cidade de Deus (comunidade do Rio de Janeiro)
BXD – Baixada (região do Rio do Janeiro)
PPG – Pavão-Pavãozinho e Galo (comunidade do Rio de Janeiro)
KGL – Catete, Glória e Lapa (bairros do Rio de Janeiro)
TTK – Catete (bairro do Rio de Janeiro)
VDG – Vidigal (comunidade do Rio de Janeiro)
PU – Parque União (comunidade dentro do Complexo da Maré)
VP – Vila da Penha (bairro do Rio de Janeiro)
VJ – Vila do João (comunidade dentro do Complexo da Maré)
BS – Baixa do Sapateiro (comunidade dentro do Complexo da Maré)
Jaca – Jacaré (comunidade do Rio de Janeiro)

O Globo