Eleitos pelo bolsonarismo em 18 não se reelegem

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou o tamanho de seu partido na Câmara a partir do ano que vem, após as eleições deste domingo (2). No pleito, a sigla conseguiu expandir sua bancada em ao menos 23 representantes.

Falando a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro ainda ironizou a votação dos antigos aliados Joice Hasselmann e Alexandre Frota (ambos do PSDB).

“O nosso partido fez 101 deputados, meu Deus do céu”, disse ele, que recebeu gritos e aplausos dos apoiadores. “Alguém sabe se a Joice Hasselmann foi reeleita?”, questionou em seguida, recebendo como resposta gritos de “não” e logo depois perguntando sobre Frota.

Hasselmann viu minguar seus votos de 1 milhão em 2018 para apenas 13.679 na sua tentativa de reeleição à Câmara dos Deputados.

Frota, candidato a deputado estadual, recebeu 24.224 votos –insuficientes para assumir uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O dado considera 100% das urnas apuradas.

Bolsonaro ainda lembrou aos apoiadores que, caso seja reeleito, poderá nomear mais dois ministros para o STF (Supremo Tribunal Federal). Ele tem dois escolhidos atualmente na corte —André Mendonça e Nunes Marques.

Os ministros Rosa Weber e Ricardo Lewandowski são os próximos a se aposentar, abrindo espaço para novos nomes.

Folha