Haddad ganha superforça na capital paulista

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução / TV Globo

O mapa da votação para governador em Sâo Paulo mostra um estado com preferências distintas do interior e da região metropolitana. Enquanto o petista Fernando Haddad (PT) venceu por margem pequena nos municípios da Grande São Paulo, que concentram mais de um quarto da população do estado, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu no interior e litoral com margem mais folgada que lhe garantiu a vitória.

O resultado da votação por município mostra que o governador Rodrigo Garcia, candidato derrotado ainda no primeiro turno, conseguiu uma boa transferência de votos para Tarcísio, candidato que decidiu apoiar posteriormente. No interior e litoral, o bolsonarista venceu com 63% dos votos, enquanto a vitória do petista na Grande São Paulo foi por 53%.

Uma das regiões onde o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro mais cresceu foi no município de São José do Rio Preto e arredores, no norte do estado. Ali ficam algumas das poucas cidades onde Garcia fora o mais votado no primeiro turno.

Essa transferência de votos (também em cidades em que Garcia cravou segundo lugar) foi crucial. Ela permitiu Tarcísio “virar o jogo” em 28 municípios nos quais havia perdido para Haddad no primeiro turno, sendo 7 deles na região metropolitana.

Haddad não conseguiu capturar muitos dos votos que Garcia deixou soltos no norte. Na capital, o petista cresceu 10% entre o 1º e o 2º turno, mas Tarcísio cresceu 13%, e só não venceu o rival ali no segundo turno porque começou com bastante desvantagem. De resto, o candidato do PT capturou um percentual razoável de eleitores apenas na região de Araraquara, cidade com prefeito petista, e em cidades mais distantes do Vale do Paraíba.

Em outras áreas onde Haddad predominou, como o leste do Vale do Ribeira e o Pontal do Paranapanema, suas vitórias ocorreram em cidades grandes em extensão mas pouco populosas, que não somaram muitos votos ao bolo total.

Já Tarcísio venceu em todos os municípios da Baixada Santista e do litoral. Também ganhou em praticamente todas as cidades grandes do interior, incluindo Campinas e Ribeirão Preto. A cidade com sua vitória mais larga voi Saltinho, na região de Piracicaba, onde teve 82% dos votos válidos. Aquela onde Haddad foi mais forte foi Itapura, na divisa com Mato Grosso do Sul, onde teve 72%.

O Globo