Lula e Bolsonaro vão andar pelo palco do debate

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Michael Dantas e Evaristo Sá/AFP

O debate da TV Bandeirantes no próximo domingo (16) entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter um formato menos engessado do que aquele adotado no primeiro turno.

O modelo foi definido nesta tarde em uma reunião entre representantes da Band e de cada candidatura. O debate está marcado para as 20h deste domingo, com previsão de durar duas horas.

O atual ocupante do Palácio do Planalto e o petista vão poder caminhar livremente pelo palco da emissora, em um modelo já adotado no debate de segundo turno entre os candidatos ao governo de São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

No primeiro turno, os presidenciáveis fizeram e ouviram perguntas de uma tribuna, sem circular pelo estúdio, em um formato mais rígido.

Pelas regras do debate, Bolsonaro e Lula terão direito, cada um, a 15 minutos, gerenciando o tempo entre perguntas e respostas da forma que achar melhor.

O novo formato da Band vai testar não apenas a capacidade de articulação dos candidatos, mas também sua linguagem corporal e a habilidade em se movimentar no palco.

Esta vai ser a primeira vez em que Lula e Bolsonaro farão perguntas diretamente entre si neste segundo turno.

Há quem entenda que esse modelo abra espaço para um rompante de agressividade de qualquer um dos dois lados, mas integrantes da emissora acreditam que o efeito será o contrário.

Conforme informou O GLOBO, as equipe de Lula e Bolsonaro preveem encontro marcado por acusações e montam estratégias de ataques.

Um integrante do núcleo duro da campanha de Lula disse à equipe da coluna que o ex-presidente vai precisar ter “sangue frio” para saber como reagir às provocações de Bolsonaro.

No QG petista, a avaliação foi a de que o ex-presidente teve um desempenho apático no primeiro debate da Band e caiu nas provocações do candidato Padre Kelmon (PTB) no confronto da TV Globo na véspera do primeiro turno.

O debate da Band será dividido em três blocos. Na dinâmica do primeiro bloco, os candidatos respondem a perguntas de mediadores, além de terem um confronto direto depois com 15 minutos à disposição de cada um.

No segundo bloco, jornalistas da Band, Folha, UOL e TV Cultura fazem os questionamentos para os candidatos.

No terceiro bloco, jornalistas do pool perguntam a cada um dos candidatos, e depois haverá um novo confronto direto entre Lula e Bolsonaro, também com 15 minutos reservados para cada um.

Por fim, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para se despedir da audiência — Bolsonaro se dirige aos telespectadores primeiro, Lula por último.

O Globo