Lula tem duas datas de aniversário

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemora, nesta quinta-feira, 77 anos de idade. Em meio aos festejos, que acontecem na reta final da campanha eleitoral, uma confusão cerca o aniversário do candidato à presidência da República. Nascido em 27 de outubro de 1945, o petista carrega uma data de nascimento diferente nos documentos. Isso porque Lula foi registrado pela mãe, dona Lindu, no dia 6 de outubro.

Natural da cidade de Caetés, no interior de Pernambuco, o presidenciável foi o sétimo dos oito filhos da família. Com poucos recursos financeiros, só conseguiu ser registrado anos depois, junto a outros irmãos. Com muitas certidões de nascimento a serem feitas ao mesmo tempo, a escrivã teria se confundido e anotado a data errada na declaração. A história foi contada em uma série de tweets, postados no ano passado, pelo perfil oficial do Instituto Lula.

 

Nas comemorações de 2021, José Ferreira Silva — mais conhecido como Frei Chico — também deu seu relato sobre a divergência de datas. Em uma entrevista à organização, o irmão de Lula explicou os contratempos para se obter uma cidadania na região em que viveram durante a década de 40, quando o ex-presidente nasceu.

— Havia muita dificuldade no Nordeste para registro de nascimento. As pessoas que nasciam na roça dificilmente iam à cidade tirar registro. Nascia-se de uma maneira ainda com parteira. E, quando muito, iam batizar, tiravam um tal de batistério. Lá se registrava na igreja — explica.

Frei Chico destacou ainda que só foi foi possível formalizar todos os familiares, inclusive a própria mãe, com a ida para São Paulo em 1952.

— Quando nós viemos para São Paulo, eu acho que, dos meus irmãos, quem tinha registro talvez fosse o Vavá, o Jaime. A minha mãe não tinha. Eu não vi ele nascer e não lembro de ele ter nascido. Mas, pelo que o pessoal, fala foi 27 de outubro.

O aniversário de Lula tem dado o que falar entre os internautas. O tema ficou entre os trending topics do Twitter. Dos 29 assuntos com maior repercussão na plataforma, pelo menos seis eram ligados ao ex-presidente logo pela manhã. Frases como “parabéns presidente Lula”, ” “feliz aniversário” e “Luiz Inácio Lula da Silva”, além das hashtags #LulaDay”, #LulaPresidente13 e “#aniversáriodolula” estiveram em alta.

O candidato do PT à presidência entrou na onda dos seguidores e aproveitou para relembrar o fato em uma publicação no Twitter, fazendo referência às eleições.

 

O vice-candidato Geraldo Alckmin (PSB) fez elogios ao companheiro de chapa e aproveitou para citar as divergências históricas travadas pelos dois em outras disputas pelo Palácio do Planalto, agora, superadas.

 

— Hoje, a três dias do momento mais importante da nossa história recente, é aniversário do presidente Lula. Conheço Lula há muito tempo, mas a caminhada que estamos fazendo juntos nos aproximou muito mais. Aprendi a admirar não apenas o líder popular e governante, mas a pessoa do Lula. Feliz aniversário, presidente Lula. Se Deus e os eleitores permitirem, seu grande presente será a missão de reconstruir este país. Conte comigo! — escreveu o ex-governador de São Paulo.

A senadora Simone Tebet (MDB), que tem demonstrado grande apoio a Lula no segundo turno das eleições, também deixou um recado ao presidenciável. Por meio de uma foto, em que aparece segurando as mãos do petista de cima de um carro de som, Tebet reforçou o desejo de ver o político eleito no próximo domingo.

 

— Feliz aniversário, presidente Lula! Desejo felicidades, saúde e muita sabedoria para que você possa reconstruir o Brasil e devolver a esperança aos brasileiros. Estamos juntos com você, Lula, pela democracia e para mudar o Brasil! Domingo é 13! Viva Lula! — escreveu a parlamentar.

O Globo