Lula vence em cidades que ‘acertam’ vencedores
Foto: Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou na maioria das cidades que acertaram os vencedores de todas as eleições desde 1998, aponta levantamento feito pelo GLOBO. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 234 cidades deram mais de 50% dos votos para o candidato que se sagrou vencedor nas últimas seis eleições. No primeiro turno deste ano, Lula venceu em 153 dessas cidades, enquanto essas cidades deram a vitória a Bolsonaro em 111 delas.
As regras para fazer parte deste grupo restrito é ter dado mais de 50% dos votos válidos para o candidato que venceu a eleição. Para 1998, foi considerado o resultado do primeiro turno e, de 2002 em diante, os resultados do segundo turno.
Na prática, essas cidades são semelhantes a estados que costumam ser considerados sinais do resultado eleitoral, como Minas Gerais, onde o vencedor da eleição no estado também levou a eleição nacional. Não por acaso, quase metade desses municípios ficam no estado: 106. Considerando apenas esses municípios, a vantagem de Lula foi maior. O petista venceu em 73,5% dessas cidades enquanto Bolsonaro superou o petista em 26,4%.
Os números não têm relevância estatística para apontar um favoritismo para o petista. Por outro lado, representam mais um retrato da polarização na política e do equilíbrio na eleição. No Mato Grosso, por exemplo, o PT venceu em cinco desses municípios e Bolsonaro, em seis. O candidato do PL saiu vitorioso em todas as seis cidades de Rondônia que entram nessa regra, enquanto o PT venceu nas duas cidades de Bahia e Acre que cumprem o requisito.
Por outro lado, os números podem indicar uma situação mais favorável para o PT nos dois principais colégios eleitorais, Minas Gerais e em São Paulo. Neste último, Luiz Inácio Lula da Silva saiu vencedor em 17 das 23 cidades que acertaram o vencedor da eleição nacional.